Ministério da Cultura italiano cede obras para o Museu Nacional
Após nove meses do incêndio que destruiu o museu localizado na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, obras ficarão disponibilizadas após reconstrução
Tecnologia e Ciência|Matheus Nascimento, do R7*
O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, com o auxílio do Ministério de Bens e Atividades Culturais da Itália, a Embaixada da Itália em Brasília e o Consulado Geral da Itália do Rio, irão ceder obras de arte ao Museu Nacional.
Nesta quarta-feira (19) acontece o Simpósio Internacional “O museu como laboratório: entre memória, sustentabilidade e inovação”, que reúne diretores, pesquisadores e gestores dos principais museus do Brasil e da Itália.
Polícia Civil e MP-RJ realizam buscas na casa da deputada Flordelis
“É um momento muito importante para as relações bilaterais entre a Itália e o Brasil. O anúncio desta cooperação testemunha não apenas a grande atenção da Itália para assuntos relativos à preservação do patrimônio artístico-cultural, especificamente para a reconstituição do acervo do Museu Nacional, como também o desenvolvimento de relações futuras que abrangem também outros âmbitos econômicos entre Itália e Brasil”, afirma Antonio Bernardini, embaixador da Itália no Brasil.
Leia também
O Ministério da Cultura italiano irá colobarar também na restauração de uma Koré, uma importante estátuta feminina grega, encontrada em 1853 em um túmulo, durante as primeiras escavações conduzidas por Teresa Cristina e que foi quebrada no incêndio.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa