Ministério da Defesa da Ucrânia e bancos estatais do país sofrem ciberataque
Autoridades ucranianas não descartam que a ação tenha sido executada por criminosos da Rússia diante da tensão entre as duas nações
Tecnologia e Ciência|Do R7
A Ucrânia anunciou nesta terça-feira (15) que os sites do Ministério da Defesa e de dois grandes bancos estatais foram alvo de um ataque cibernético.
O anúncio do órgão de controle de comunicações ucraniano ocorre num momento de ameaça de um possível ataque ao país por forças russas, que estão realizando exercícios militares na região de fronteira.
Os sites afetados incluem os do Oschadbank e Privat24, duas das maiores instituições financeiras do país.
O portal do Ministério da Defesa exibia uma mensagem de erro que afirmava que o site estava "em manutenção técnica". O órgão de controle informou que o Privat24 foi alvo de "um ataque maciço de negação de serviço (DDOS)".
"Não se pode descartar que o agressor esteja recorrendo a truques sujos", disse o órgão de vigilância, referindo-se à Rússia.
O novo ataque acontece semanas depois de alguns sites do governo da Ucrânia terem sido derrubados por hackers, em janeiro. O país sugeriu que os culpados haviam sido cibercriminosos russos.