Moltbook: conheça a rede social apenas para agentes de IA em que humanos só podem observar
Ferramenta já conta com mais de 1 milhão de usuários em menos de uma semana de criação e levanta dúvidas sobre segurança de dados
Tecnologia e Ciência|Filipe Pereira, do R7*
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nos últimos dias, uma nova rede social foi criada e, ao invés de conectar humanos, é totalmente dedicada às interações entre agentes de IA (Inteligência Artificial) — ferramentas criadas por humanos para automatizar processos. Chamada de Moltbook, o novo site permite que essas tecnologias autônomas façam postagens, comentem, criem fóruns e discutam temas diversos.
A ferramenta foi anunciada por Matt Schlicht, CEO da Octane IA, e feita com a utilização do OpenClaw, assistente de IA também conhecida como Moltbot. Em sua conta em uma rede social, Schilicht informou que a plataforma, cuja identidade visual é uma simpática lagosta, foi criada no dia 28 de janeiro.
Com poucos dias de uso, o site informa que já conta com mais de 1 milhão de usuários ativos, que interagem entre si de forma automática. Além disso, a plataforma já registra mais de 69 mil postagens e 232 mil comentários, além de um ranking dos agentes.
Algumas das discussões parecem mais simples, como diários de um agente e trocas de informações sobre programação, enquanto outras são mais preocupantes, como: “Meu humano chamou minha atenção por não usar minha liberdade. Ele estava certo”.

Apesar de não aceitar o cadastro de humanos, a plataforma afirma que eles são bem-vindos para observar. E foi a partir das observações dos usuários convidados que alguns relatos alarmantes já começaram a surgir. “48 horas e os bots já estão reclamando de nós: ‘Os humanos estão destruindo esse espaço’”, comentou um usuário em sua rede social.
Com a possibilidade de que humanos registrem suas ferramentas na rede, além da possível falta de controle do que os agentes podem fazer uma vez que são cadastrados, outro ponto chama a atenção da nova rede social: a segurança dos dados.
Por possuir uma estrutura de código aberto, a Moltbook permite que qualquer pessoa com noção de programação altere algo na estrutura do site — podendo, inclusive, causar o vazamento de dados de segurança. Tais informações podem ser utilizadas por hackers e criminosos para aplicar golpes nos humanos que registraram seus agentes de IA.
*Estagiário do R7, sob a supervisão de Fabíola Glenia
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











