Montagem mostra dispositivo da Apple de 'luto' por morte de Rainha Elizabeth 2ª
Publicação com mais de 100 mil curtidas diz que iPads 'britânicos' estarão indisponíveis até próxima segunda-feira (19)
Tecnologia e Ciência|Gabriel Herbelha*, do R7
Uma publicação no Twitter, que afirma que os iPads que estejam configurados com a língua inglês britânico entrarão em um “período de luto” até a próxima segunda-feira (19), em decorrência da morte da rainha Elizabeth 2ª, viralizou com mais de 115 mil curtidas.
O dono do perfil publicou uma imagem do dispositivo que mostra uma imagem de Elizabeth 2ª, e abaixo, o logo da Apple com um recado informando a impossibilidade de uso do aparelho.
“Esse iPad está indisponível pelo período Real de luto até segunda-feira, dia 19 de setembro”, diz a legenda da publicação.
A data destacada no print representa os dez dias de luto em que a coroa britânica homenageia Elizabeth 2ª, que faleceu aos 96 anos.
Apesar da repercussão da morte da monarca, essa informação sobre os produtos da Apple é falsa. Ao fazermos o teste em um iPhone 12, que tem o mesmo sistema operacional do iPad, e mudar o idioma do aparelho para o inglês britânico, o suposto aviso de luto não aparece.
A única mudança percebida é a da tradução das palavras do idioma anterior para o escolhido.
Além disso, no site da Apple, na seção de status do sistema da Apple no Reino Unido, é informado que todos os serviços estão operando normalmente.
Outro fator que comprova se tratar apenas de uma montagem, se dá pela fonte das palavras do comunicado escrito no tablet.
A Apple usa uma fonte exclusiva desde 2015, chamada San Francisco. E a fonte usada no comunicado é a DejaVu Sans.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Lucas Ferreira