Tecnologia e Ciência 'Não está claro como o X pode ter sido responsável por invasão da conta de Janja', diz Musk

'Não está claro como o X pode ter sido responsável por invasão da conta de Janja', diz Musk

Primeira-dama do Brasil disse que pretende processar a rede social anteriormente conhecida como Twitter

Reuters - Tecnologia
Musk, dono do X, não vê responsabilidade de sua rede social na invasão da conta de Janja

Musk, dono do X, não vê responsabilidade de sua rede social na invasão da conta de Janja

Gonzalo Fuentes/Reuters - 16.06.2023

O bilionário Elon Musk disse nesta quarta-feira (20) que "não está claro" como sua plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, pode ter sido responsável pela invasão da conta da primeira-dama Janja Lula da Silva na rede social, um dia depois de ela afirmar que pretende processar a empresa pelo incidente.

Na semana passada, a conta de Janja no X foi hackeada, e o responsável pela invasão publicou mensagens ofensivas a ela e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em live ao lado de Lula nesta terça-feira (19), a primeira-dama disse que vai processar a plataforma e defendeu a responsabilização das redes sociais pelos atos de seus usuários.

"Não está claro como alguém adivinhar a senha dela é nossa responsabilidade", disse Musk em uma publicação no X, sugerindo que a invasão da conta de Janja aconteceu apenas devido à descoberta de sua senha por um usuário.

Após o incidente, a Polícia Federal deflagrou a Operação X1, para investigar a invasão e o uso indevido do perfil da primeira-dama para a postagem de mensagens de "caráter ofensivo contra autoridades públicas federais". A operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão, dois deles no Distrito Federal e quatro em Minas Gerais.

Apesar de a PF não ter se pronunciado oficialmente sobre possíveis suspeitos ou a forma como a conta no X foi invadida, o presidente Lula mencionou na live de terça-feira que a força investiga um adolescente de 17 anos como um dos responsáveis pela ação.

A primeira-dama ainda criticou a demora para que sua conta fosse congelada pela plataforma e chegou a mencionar nominalmente o próprio Musk ao acusar o empresário de ganhar dinheiro com a invasão.

"Foi tão difícil que o Twitter congelasse a minha conta, e por 1h30 o seu Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque", afirmou.

Ela ainda pediu que sejam feitas a regulação das redes sociais e a discussão sobre a sua monetização, afirmando que as plataformas não podem ficar "acima de qualquer coisa".

Navios gigantes e aviões velozes: veículos futuristas impressionaram a todos neste ano

Últimas