Nasa adia lançamento de missão histórica à Lua
Problemas durante os testes vão adiar a viagem, que estava prevista para 8 de fevereiro
Tecnologia e Ciência|Katie Hunt e Jackie Wattles, da CNN Internacional
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Nasa (Agência Espacial Americana) mira março como a data mais cedo possível para o lançamento de sua missão lunar histórica Artemis II, que enviará quatro astronautas ao espaço profundo pela primeira vez desde o fim do programa Apollo, há mais de cinco décadas.
A decisão foi tomada nas primeiras horas desta terça-feira (3), depois que a Nasa informou ter concluído um wet dress rehearsal (ensaio geral molhado), um teste crucial do imponente sistema de foguetes que lançará os astronautas em uma trajetória inédita ao redor da Lua. A missão era esperada para decolar já em 8 de fevereiro.
A Nasa disse que enfrentou vários problemas durante o teste, após o clima frio provocar um início tardio, incluindo dificuldades com vazamentos de hidrogênio enquanto o foguete SLS da Artemis II era abastecido com propelente.
LEIA MAIS
Segundo a agência, o adiamento permitirá que as equipes revisem os dados e realizem um segundo ensaio de lançamento, conforme informado em um post no blog oficial.
“Com mais de três anos entre lançamentos do SLS, antecipamos plenamente que enfrentaríamos desafios”, acrescentou o administrador da Nasa, Jared Isaacman, em uma publicação no X (antigo Twitter).
“É exatamente por isso que realizamos um wet dress rehearsal. Esses testes são projetados para revelar problemas antes do voo e preparar o dia do lançamento com a maior probabilidade de sucesso”, completou.
Líderes da Nasa realizarão uma coletiva de imprensa às 13h (horário do leste dos EUA - 15h no horário de Brasília) nesta terça-feira para discutir os resultados iniciais do ensaio.
Lado oculto da Lua
Quando estiver liberada para voar, a Artemis II levará um grupo de quatro astronautas — Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, além de Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense — em uma viagem de 10 dias além do lado oculto da Lua.
A missão poderá estabelecer um novo recorde da maior distância já percorrida por seres humanos a partir da Terra.
Os astronautas agora serão liberados da quarentena, iniciada em Houston em 21 de janeiro, e não viajarão para o Centro Espacial Kennedy, da Nasa, na Flórida, nesta terça-feira, como estava provisoriamente planejado.
A Nasa informou que a tripulação entrará novamente em quarentena cerca de duas semanas antes da próxima data prevista para o lançamento. A agência havia dito anteriormente que 6, 7, 8, 9 e 11 de março estavam disponíveis como datas de lançamento.
“Com março como janela potencial de lançamento, as equipes vão revisar completamente os dados do teste, corrigir cada problema e retomar os testes antes de definir uma data oficial de lançamento”, afirmou a Nasa no post do blog.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












