Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nasa divulga detalhes de expedição que levará nave espacial até a órbita da Lua; assista ao vídeo

Primeira parte da missão Artemis 1 ocorrerá na próxima segunda-feira (29); Cápsula Orion irá retornar à Terra depois de 42 dias

Tecnologia e Ciência|Gabriel Herbelha*, do R7

Nasa divulga vídeo em animação gráfica explicando como será a viagem
Nasa divulga vídeo em animação gráfica explicando como será a viagem Nasa divulga vídeo em animação gráfica explicando como será a viagem

A Nasa divulgou nesta quarta-feira (24) um vídeo detalhando como será a primeira parte da missão Artemis 1, que levará uma nave espacial não-tripulada para sobrevoar a órbita da Lua, a partir da próxima segunda-feira (29).

Através de animações gráficas, a agência espacial norte-americana mostrou como será a trajetória da Cápsula Orion, desde o lançamento do foguete, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, até o retorno à Terra, 42 dias depois.

Assista ao vídeo:

Na primeira parte da missão, o foguete viajará por dois minutos até sair da atmosfera da Terra, e mais seis minutos, em velocidade acelerada, até sair da órbita terrestre.

Publicidade

Na segunda etapa, já no espaço, a cápsula Orion será lançada pelos propulsores do foguete, e começará uma longa viagem de 386 mil quilômetros, que durará dias até chegar à lua, seu destino final.

A Orion ficará a cerca de 100 quilômetros de distância da superfície lunar e depois viajará 64 mil quilômetros além do satélite natural. Esta é a maior distância já percorrida por uma espaçonave na história.

Publicidade

A Volta para a Terra é classificada como um momento "significativo e desafiador”. Na narração do vídeo, é dito que a Orion foi criada para resistir às "mais duras condições do espaço".

Neste retorno, é estimado que o ar em volta da nave alcance temperaturas próximas do Sol. Ao chegar na atmosfera, paraquedas são acionados, e espera-se que a cápsula caia em segurança no meio do oceano pacífico.

Publicidade

Segundo as informações compartilhadas pelo vídeo, a intenção da Nasa com essa viagem “é testar cada sistema nas profundezas do espaço para preparar as futuras missões tripuladas”.

“Essé é o desafio que nós escolhemos para cumprir de mãos dadas, passo a passo iluminando o caminho da terra à Lua, à Marte e além. Estamos prontos”, diz a narradora do vídeo, ressaltando a confiança da Nasa em relação ao projeto.

*Estagiário do R7, com edição de Pablo Marques

Nasa revela imagens espetaculares captadas pelo telescópio James Webb

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.