Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nasa lança com sucesso o novo telescópio James Webb

Equipamento vai substituir o tradicional Hubble e observar a formação das primeiras galáxias e estrelas

Tecnologia e Ciência|Do R7

Lançamento do James Webb, novo telescópio da Nasa
Lançamento do James Webb, novo telescópio da Nasa Lançamento do James Webb, novo telescópio da Nasa

A Nasa lançou neste sábado (25) o novo telescópio da agência espacial, o James Webb. O lançamento ocorreu às 9h20 (horário de Brasília) a partir do foguete Ariane 5, no Centro Espacial Kourou, na Guiana Francesa — território da França na América do Sul que faz fronteira com o estado brasileiro do Amapá.

Após cerca de um minuto e 30 segudos do lançamento, o fogete estava a 27 km de altitude, com distância de 19 km e a uma velocidade de 1,03 km/s. 

O lançamento estava inicialmente previsto para a última terça-feira (21), mas foi adiado para este sábado devido às "más condições meteorológicas", anunciou a Nasa.

O telescópio deve substituir o tradicional Hubble, enviado ao espaço na década de 1990. Além da Nasa, as agências espaciais europeia e canadense participam deste projeto, que teve início no fim dos anos 1990.

Publicidade

O James Webb conta com um conjunto de espelhos primários de 6,5 metros de diâmetro, em uma estrutura composta de 18 espelhos hexagonais folheados a ouro.

Os poderosos espelhos observarão a evolução das galáxias, assim como a formação das primeiras galáxias e estrelas. O equipamento tem a missão de captar luzes infravermelhas e as transformar em informações para a Nasa.

Publicidade

Após 27 minutos do lançamento, a 1.417 km de altitude, o James Webb se separou do foguete Ariane 5 e começou a voar sozinho.

Telescópio James Webb se separa do foguete Ariane 5
Telescópio James Webb se separa do foguete Ariane 5 Telescópio James Webb se separa do foguete Ariane 5

Saiba mais sobre o telescópio espacial James Webb

Segundo estimativas da agência espacial, o telescópio alcançará a órbita final em março. A estrutura ficará a mais de 1,5 milhão de km da Terra, em um ponto do espaço chamado de Ponto de Lagrange L2.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.