Nasa oferece mais de R$ 70 mil para pessoas ficarem dois meses na cama
Agência espacial norte-americana busca 24 pessoas para estudar os efeitos da microgravidade no corpo de astronautas em viagens espaciais
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
A Nasa, agência espacial norte-americana, e a ESA, agência espacial europeia, estão oferecendo R$ 73 mil para que 24 pessoas fiquem durante dois meses deitadas em uma cama. O objetivo do experimento é estudar os efeitos da microgravidade nos seres humanos.
Leia também
Como pesquisadores brasileiros descobriram quase por acaso três novos aglomerados de estrelas
Nasa registra forte tempestade de areia que cobriu Marte inteiro
Agência espacial japonesa apresenta projeto de veículo que deve ir à lua
Toda a Via Láctea tem peso equivalente a 1,5 trilhão de sóis
Nasa capta pela primeira vez imagens de ondas de choque de aviões supersônicos
Apesar de parecer algo divertido e relaxante, quem for aceito terá que enfrentar alguns desafios diariamente. A proposta do estudo é que absolutamente tudo seja feito deitado em uma cama com inclinação de 6 graus, sempre com a cabeça na posição mais baixa.
Atividades como comer, tomar banho e trocar de roupa terão que ser feitas nessas condições. A intenção é forçar os fluídos do corpo a subirem para a cabeça, como ocorre quando um astronauta está em microgravidade.
Os cientistas vão fornecer dados também sobre os efeitos das viagens espaciais nos ossos e músculos, que costumam perder massa durante longos periodos no espaço. Essas informações sobre a vida fora da atmosfeta irão contribuir para futuras missões espaciais.
As condições para ser uma das cobaias na pesquisas espaciais é ter de 24 a 55 anos, falar alemão e, claro, ter 60 dias livres. A primeira fase de testes já começou, mas as inscrições para a segunda fase vão até 24 de maio.