Tecnologia e Ciência Nasa publica animação preocupante sobre aumento do nível do mar

Nasa publica animação preocupante sobre aumento do nível do mar

Estudos da agência espacial revelam que nível dos oceanos pode subir mais de 1 metro até 2100

Resumindo a Notícia
  • Nasa revela alguns dos fatores para o aumento do nível dos oceanos.

  • Entre eles estão o derretimento das geleiras e o aumento da temperatura da água.

  • Especialista afirma que não há mais como voltar atrás.

Nível do mar subiu 10 cm nos últimos 30 anos

Nível do mar subiu 10 cm nos últimos 30 anos

Reprodução/Twitter

A Nasa, agência espacial americana, divulgou uma animação bem simples, mas que revela dados assustadores, de quanto o nível do mar subiu em todo o mundo nos últimos 30 anos. Criada para o Scientific Visualization Studio, a visão representa uma perspectiva da escotilha de um barco.

Na animação, há uma régua que mostra que o nível dos oceanos se elevou mais de 10 centímetros de 1993 até os dias atuais. Os pesquisadores estimam que até 2100, se nada for feito para mudar a situação, o nível das águas ao redor de toda a Terra pode subir cerca de 1 metro.

"À medida que o planeta esquenta e o gelo polar derrete, nosso nível médio global do mar está subindo", escreveu a agência espacial ao compartilhar o clipe.

Entre os principais motivos para a elevação dos oceanos estão o aquecimento dos mares, devido ao aquecimento global, e o derretimento das camadas de gelo nos polos do planeta e de pequenas geleiras em todo o mundo.

Esse fenômeno pode causar o aumento do risco de inundações costeiras, erosões costeiras e perigos de fortes tempestades. A hipótese considerada pelos cientistas é de que diversas cidades e até mesmo países inteiros podem desaparecer por completo, além de inúmeras ilhas e arquipélagos.

Rick Spinrad, administrador da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), chamou as descobertas de históricas e alertou: o aumento projetado ocorrerá mesmo se as emissões de carbono forem drasticamente cortadas.

*Sob supervisão de Odair Braz Jr.

Nível do mar está subindo mais rápido do que cientistas esperavam

Últimas