Nasa registra forte tempestade de areia que cobriu Marte inteiro
Pequenas tempestades de areia ocorrem com uma certa frequência em locais isolados, mas pode acontecer do fenômeno ganhar grandes proporções
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
As sondas da Nasa que estão em Marte estão enfrentando uma tempestade de areia que cobriu o planeta inteiro em três semanas. Uma nuvem de poeira tão espessa se formou que conseguiu até encobrir a luz solar.
Leia também
O mais comum são as pequenas tempestades que ocorrem no hemisfério sul, principalmente nos momentos em que a órbita do planeta vermelho é mais próxima do Sol. Desta vez, tempestade menores foram registradas em 30 de maio e ganhou força progressivamente até 20 de junho, quando a poeira se espalhou por todas as partes.
Apesar de equipamentos da agência espacial norte-americana estarem explorando Marte há muitos anos, os cientistas ainda não têm pistas do motivo de uma tempestade de areia ganhar tamanha proporção.
A última vez que ocorreu uma tempestade de areia que tomou Marte inteiro foi em 2007, cinco anos antes da sonda Curiosity pousa por lá e iniciar o estudo do distante planeta.
A Nasa publicou uma animação para demonstrar como o fenômeno se espalhou tão rapidamente.
Leia também: Acha que alguém te bloqueou no WhatsApp? Saiba como ter certeza