‘Negacionismo é gerado por interesses econômicos’, diz físico vencedor de prêmio internacional
Cientista Paulo Artaxo foi premiado no Planet Earth Award 2026
Tecnologia e Ciência|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O físico Paulo Artaxo e A ecóloga Luisa Maria Diele-Viegas venceram o Planet Earth Award 2026, concedido pela Aliança Mundial de Cientistas. O prêmio reconhece pessoas que atuam na defesa da vida na Terra e no combate à crise climática.
Em entrevista ao Jornal da Record News, Artaxo ressaltou que o “Brasil é uma potência mundial de ciência e poderia ser ainda muito mais reconhecido se tivesse recursos adequados para isso.”

Segundo ele, as políticas públicas são baseadas em “dinheiro” e não em recomendações científicas: “O negacionismo é gerado por interesses econômicos, onde as conclusões científicas não agradam a determinados grupos. [...] As pessoas defendem o seu próprio negócio ou a sua ideologia, ou o que quer que seja, de acordo com seus próprios interesses.”
Apesar de todos os desafios de investimento, “a ciência brasileira é muito forte e resiliente", ressalta o físico, “porque apesar de termos pouquíssimos recursos comparado, por exemplo, com países como Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, todos os prêmios internacionais reconhecem a qualidade e a força da ciência brasileira em várias áreas do conhecimento”, conclui.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














