Nova sede da Apple em Austin, no Texas, custará R$ 4 bilhões
Gigante da tecnologia segue com a promessa feita em janeiro de investir cerca de R$ 120 bilhões nos EUA e criar 20 mil empregos
Tecnologia e Ciência|Do R7
A Apple anunciou nesta quinta-feira (13) que vai investir 1 bilhão de dólares, cerca de 4 bilhões de reais, para construir um segundo campus, no Texas, e mais 10 bilhões, 40 bilhões de reais, em novos centros de dados pelos próximos cinco anos, com o objetivo de criar 20 mil novos empregos nos Estados Unidos.
O anúncio segue uma promessa da Apple feita em janeiro para investir 30 bilhões de dólares, aproximadamente 120 bilhões de reais, nos Estados Unidos e acontece enquanto empresas com grandes operações de manufatura fora do país recebem pressões políticas para aumentar os investimentos em casa.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também alertou para a possibilidade de impor tarifas sobre iPhones e outros produtos da Apple importados da China, um grande mercado consumidor para a empresa baseada em Cupertino, na Califórnia.
Leia também
O novo campus de 53 mil hectares em Austin, que já tem o segundo maior número de funcionários da Apple fora de Cupertino, ficará a cerca de um quilômetro das atuais instalações da Apple na cidade. O local receberá 5 mil novos empregados inicialmente, mas terá a capacidade para expandir para 15 mil.
A Apple também estabelecerá novas unidades em Seattle, San Diego, Culver City, na Califórnia, e aumentará as operações em Pittsburgh, Nova York e Boulder, no Colorado, nos próximos três anos.
A Apple disse que acrescentou 6 mil empregados à sua força de trabalho neste ano, e planeja contratar cerca de mil empregados em Seattle, San Diego e Culver City.
A empresa, que no ano passado se mudou para seu compacto campus "nave espacial" em Cupertino, disse que os empregos no novo centro em Austin incluirão postos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, finanças e funções de vendas.
Leia também: