Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Novo malware de Android permite espionar conversas do WhatsApp

Skygofree é capaz de gravar áudios e tirar fotos sem permissão

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Descoberta foi feita pela Kaspersky Lab, que afirma que praga é usada desde 2014
Descoberta foi feita pela Kaspersky Lab, que afirma que praga é usada desde 2014

Um novo malware muito perigoso de Android foi encontrado.O Skygofree seria capaz de espionar até conversas de WhatsApp, um dos apps mais seguros de trocas de mensagens. A descoberta foi feita por pesquisadores da Kaspersky Lab

O vírus pode acessar a localização exata do dispositivo, ligar o microfone, fazer gravações e até tirar fotos sem o consentimento do usuário. As mensagens de SMS e o registros de chamadas também podem ser espionadas

Uma função secundária da infecção é a gravações de áudio em locais previamente selecionados. Essa função pode transformar o aparelho e uma ferramenta para espionagem. Após concluir a gravação, o Skygofree se conecta a uma rede de internet controlada pelos invasores — mesmo que o modo Wi-Fi esteja desligado — e transfere o arquivo de áudio.

Para burlar a criptografia do WhatsApp, o malware utiliza o serviço de acessibilidade do Android. A ferramenta ajuda pessoas com deficiências a usarem o celular e descreve o que aparece na tela. Dessa forma, são obtidas as informações diretamente do telefone. O Skype, Messenger e Viber também podem ser infectados da mesma maneira.


Leia também

Segundo a Kaspersky, as funções encontradas no Skygofree não foram encontradas em outros malwares de Android até o momento. Esse seria o programa mais agressivo já desenvolvido para atacar o sistema operacional do Google. A descoberta foi feita logo depois da divulgação de como funciona o também perigoso Loapi.

Os pesquisadores afirmaram que descobriram o Skygofree no final de 2017. Uma análise posterior revelou o uso desde 2014 e que ganhou novas funções ao longo do tempo.

O contágio geralmente acontece em sites falsos de operadoras de telefone ou através de links maliciosos enviados por e-mails. Para se prevenir, baixe apps apenas de lojas oficiais e jamais habilitar a instalação de aplicativos de terceiros. E sempre suspeite de links enviados por SMS, mensagens e e-mails.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.