Lagarta-cachorrinho: conheça a taturana venenosa que mandou apresentadora para o hospital
O animalzinho é apenas a fase larval, que dura cerca três meses, de uma belíssima mariposa
Tecnologia e Ciência|Matheus Borges, do R7*
A jornalista e apresentadora Sandra Annenberg contou nas redes sociais que na semana passada foi para o hospital após pisar em uma taturana (fase larval e peçonhenta de alguns insetos) até então desconhecida para ela. Ao ser atendida, foi informada que o animal que lhe causou tanta dor era uma lagarta-cachorrinho.
Em um vídeo, ela contou que viu o bichinho do lado de fora de casa e o filmou para mostrar para seu marido. Como estava descalça, acabou por pisar no animal sem querer, o que causou ferimentos e queimação na sola do pé.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Mas o que são as lagartas-cachorrinho e como elas podem ser perigosas para humanos?

Essa criaturinha peluda e fofa pode ter vários nomes, como lagarta-gatinho e até lagarta-lobo, e pode ser vista em jardins. No entanto, sua ternura está somente na aparência, já que seus "pelos" escondem espinhos pontiagudos que liberam uma substância tóxica ao entrar em contato com a pele humana, causando desconforto e dores muito fortes.
Segundo o biólogo Henrique Charles afirmou em seu canal do YouTube, esses membros da família Megalopygida, quando se sentem ameaçados, são capazes de injetar uma substância que causa ardência e irritação em animais.
Ainda que os sintomas tenham sido tratados e a apresentadora pôde voltar rapidamente para casa, Charles ressaltou que os médicos erraram na hora de atendê-la.
Ele explicou que os profissionais usaram soro para cuidar da ferida, algo que não é necessário nesses casos, por conta de não haver nenhum risco de morte. Seria diferente caso a lagarta fosse uma Lonomia, espécie que pode causar hemorragias e necessita de um soro específico para combater o perigoso veneno da corrente sanguínea da pessoa.
Em um manual de prevenção de acidentes, o Instituto Butantan ressalta que acidentes com taturanas da família Megalopygidae causam dor intensa no local do contato, e orienta a todos que tenham cuidado "ao tocar em troncos de árvores e plantas no jardim".
*Sob a supervisão de Filipe Siqueira
Homem pega brinquedo em praia sem saber que era abrigo para polvo capaz de matar 26 humanos
Um polvo extremamente letal, capaz de matar dezenas de humanos, foi visto se esgueirando de dentro de um brinquedo de pet, na Austrália. Jesse Donnison e o cachorro Otto passeavam numa praia perto do porto de Sydney, quando avistaram uma bolinha usada ...
Um polvo extremamente letal, capaz de matar dezenas de humanos, foi visto se esgueirando de dentro de um brinquedo de pet, na Austrália. Jesse Donnison e o cachorro Otto passeavam numa praia perto do porto de Sydney, quando avistaram uma bolinha usada para brincar com cachorros, e descrita como "cara". A vontade de conseguir um acessório grátis quase causou um acidente fatal






















