
Comunidade "Eu Odeio Acordar Cedo" é a maior do Orkut com mais de 6 milhões de membros
Reprodução/OrkutO Orkut não faz mais parte da lista de "endereços nobres" da internet mundial, mas continua sendo parte da vida de muitos usuários brasileiros (e indianos), principalmente nos fóruns de comunidades e nos aplicativos de games.
A rede social, que em 2014 completa dez anos, chegou a ter 34,4 milhões de usuários apenas no Brasil, segundo o serviço de medição de audiência comScore. Hoje, o Orkut é renegado pelo Google e até por seu próprio “pai”, o turco Orkut Büyükkokten. O programador já tem uma conta no Facebook, serviço apontado como um dos grandes responsáveis pela queda do Orkut.
Orkut completa 10 anos renegado pelo Google
Apesar de contar com "apenas" 6 milhões de usuários brasileiros, bem menos do que costumava ter nos seus anos de glória, o Orkut não está morto.
Dados divulgados pela Microsoft mostram que o termo “Orkut” foi o segundo mais procurado no Bing na área de tecnologia, perdendo apenas para “Facebook”. O Orkut ficou na frente de redes como Google +, Twitter e Instagram.
Onde estão os sobreviventes?
Os usuários ativos do Orkut são encontrados principalmente nos fóruns de comunidades para quem tem gostos mais específicos, como esportes e cultura.
Dono da comunidade Filmes e Séries – downloads, que tem mais de 260 mil membros, o controlador de acesso Sergio Vives, 44 anos, disse que entra na rede social diariamente para gerenciar a comunidade e jogar em aplicativos como Colheita Feliz, Happy Harvest e Cafemania.
— Faz tempo que não altero nada no meu perfil, nem posto mais fotos de eventos. Infelizmente, meus amigos mais próximos não usam mais o Orkut.
Para ele, as pessoas começaram a sair do Orkut por causa do Facebook. Vives diz preferir a rede social do Google porque as páginas carregam rápido e não costumam travar. Hoje, sua grande fonte de interação no Orkut, além da comunidade, são os aplicativos de jogos.
A bibliotecária Lourdes Mariano, 40 anos, também entra diariamente no Orkut. Ela já usou todos os recursos da rede social e hoje interage principalmente pelas comunidades.
— Meus amigos não usam mais o Orkut. Conheço pessoas nas comunidades que ainda têm movimento e depois falo com elas pelo Google Talk, que ainda funciona.
Para a bibliotecária, a melhor ferramenta do Orkut são os fóruns e as comunidades.
— Acho que as pessoas começaram a sair do Orkut por modismo. O Facebook não é uma rede para grupos. O individualismo tem sua cota de responsabilidade. Mas os bugs e os erros constantes e a demora na solução também ajudaram a promover a saída em massa.
Ignorado pelo Google
Vários foram os boatos de que o Google desativaria o Orkut. Apesar de negar, a empresa americana segue ignorando sua primeira rede social e voltando suas atenções para o Google +.
Dados do Ibope e do comScore mostram que, aos poucos, os esforços do Google começam a dar resultado. Enquanto o Orkut passou quase 12 meses em queda consecutiva, o Google + conseguiu manter a média de acessos.
De acordo com o Ibope, o Orkut teve 12 milhões de visitantes em janeiro de 2013. Em dezembro, o número caiu para 3 milhões. O número de visitantes do Google + variou pouco durante o ano, mantendo uma média de 7,7 milhões.
Segundo o comScore, o Orkut teve pouco mais de 5,8 milhões de visitantes únicos no mês passado (janeiro/2014), enquanto o Google + teve mais de 13 milhões.
A nova rede social do Google entretanto está longe de ser preferida. O Google + aparece na 11ª posição no ranking Serasa Experian, enquanto o Orkut aparece na frente, com o 7º lugar.
Mais populares do Orkut
Um dos recursos mais populares e ativos do Orkut, as comunidades mais famosas da rede social tinham motivações banais. A mais famosa delas é a Odeio Acordar Cedo, que mantém o título de maior comunidade do Orkut, com 6,1 milhões de membros.
A comunidade Eu amo minha MÃE! aparece em segundo lugar, com 4,5 milhões de membros. No fórum, os tópicos se resumem a jogos. Em terceiro, está a comunidade Te incomodo?? Que peeena!!!, com 4,3 milhões de usuários.
Outro recurso que divertiu os usuários nos últimos anos de sucesso do Orkut foram aplicativos como o Buddypoke - o famoso aplicativo permitia a criação de um avatar para interagir com os amigos e ainda tem 32 milhões de usuários. Outros "campeões de audiência" foram os jogos Mini Fazenda e Colheita Feliz.
* Colaborou Amanda Martins, estagiária do R7