Astronomia

Tecnologia e Ciência Objeto interestelar pode ser 'sonda alienígena', diz estudo de Harvard

Objeto interestelar pode ser 'sonda alienígena', diz estudo de Harvard

Dois pesquisadores acreditam que o Oumuamua tenha sido enviado por uma civilização alienígena por causa de uma "aceleração excessiva"

O objeto interestelar, pode ser uma nave extraterrestre

O objeto interestelar, pode ser uma nave extraterrestre

Divulgação/European Southern Observatory/M. Kornmesser

O Oumuamua, objeto interestelar descoberto por cientistas de Harvard, pode ser uma sonda alienígena. Essa é a teoria que astrônomos tentam provar após identificarem uma "aceleração excessiva" durante observações.

O objeto causou estranhamento desde a primeira vez que foi visto, no final de 2017. A sua forma inusitada, cumprida e achata foi comparado a um “charuto”.

Leia mais: Os fragmentos mais rápidos que balas que são desafio à conquista do espaço

Até agora, não foi possível indicar qual a origem e quais são suas características. Os cientistas apenas descartaram a possibilidade de ser um asteroide ou um cometa.

O artigo de pós-dourado dos pesquisadores Abraham Loeb e Shmuel Bialy, da Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, levanta a possibilidade de que o Oumuamua tenha uma "origem artificial".

"O Oumuamua pode ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente à vizinhança terrestre por uma civilização alienígena", escreveram os cientistas em uma publicação no Astrophysical Journal Letters.

Os pesquisadores afirmam wue a descoberta do Oumuamua propõe que outros podem existir e que astrônomos devem começar a procurá-los. O objeto em formato de charuto, porém, já saiu do Sistema Solar e não pode mais ser visto nem mesmo com os telescópios.

Leia também: 

*Estagiária do R7, com supervisão de Pablo Marques

Últimas