Objeto interestelar pode ser 'sonda alienígena', diz estudo de Harvard
Dois pesquisadores acreditam que o Oumuamua tenha sido enviado por uma civilização alienígena por causa de uma "aceleração excessiva"
Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*
O Oumuamua, objeto interestelar descoberto por cientistas de Harvard, pode ser uma sonda alienígena. Essa é a teoria que astrônomos tentam provar após identificarem uma "aceleração excessiva" durante observações.
O objeto causou estranhamento desde a primeira vez que foi visto, no final de 2017. A sua forma inusitada, cumprida e achata foi comparado a um “charuto”.
Leia mais: Os fragmentos mais rápidos que balas que são desafio à conquista do espaço
Até agora, não foi possível indicar qual a origem e quais são suas características. Os cientistas apenas descartaram a possibilidade de ser um asteroide ou um cometa.
O artigo de pós-dourado dos pesquisadores Abraham Loeb e Shmuel Bialy, da Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, levanta a possibilidade de que o Oumuamua tenha uma "origem artificial".
"O Oumuamua pode ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente à vizinhança terrestre por uma civilização alienígena", escreveram os cientistas em uma publicação no Astrophysical Journal Letters.
Leia também
Os pesquisadores afirmam wue a descoberta do Oumuamua propõe que outros podem existir e que astrônomos devem começar a procurá-los. O objeto em formato de charuto, porém, já saiu do Sistema Solar e não pode mais ser visto nem mesmo com os telescópios.
Leia também:
*Estagiária do R7, com supervisão de Pablo Marques