Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Observatório espacial registra chuva de meteoros em Gramado (RS); assista ao vídeo 

Imagem mostra quando um risco brilhante se forma no céu da cidade gaúcha; registro tem menos de dois segundos de duração

Tecnologia e Ciência|Maria Cunha*, do R7

Uma câmera do Observatório Espacial Heller & Jung registrou, nesta segunda-feira (18), uma chuva de meteoros em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Segundo o professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e proprietário do observatório, o equipamento foi instalado no GeoMuseu no domingo (17) e é o primeiro da cidade gaúcha.

Jung explica que o fenômeno que aparece no vídeo pertence à chuva de meteoros Kappa Cygnids, que ocorre sempre de junho a setembro, com pico por volta de 13 de agosto, junto com a maior chuva de meteoros Perseidas.

Registro da chuva de meteoros Kappa Cygnids feito pelo observatório
Registro da chuva de meteoros Kappa Cygnids feito pelo observatório Registro da chuva de meteoros Kappa Cygnids feito pelo observatório

O meteoro entrou na atmosfera terrestre a 115,5 km de altitude e foi extinto a 106,6 km. A duração foi de 1,318 segundo, e a magnitude aparente, que indica a medida do brilho a partir de um observador na Terra, foi de -0,39. Quanto mais brilhante um objeto aparenta ser, menor é a magnitude.

Publicidade

A nova câmera possui cobertura do céu no sudeste do Rio Grande do Sul e abrange até o oceano Atlântico.

O que é uma chuva de meteoros?

De acordo com o coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Rodolfo Langhi, os meteoros sempre acontecem e todas as noites é possível ver um. No entanto, a chuva de meteoros acontece quando é possível enxergar vários meteoros por hora na noite.

Publicidade

Langhi explica que isso ocorre porque a Terra, ao girar em volta do Sol, passa por rastros deixados por asteroides ou cometas no espaço. “São partículas pequenininhas, do tamanho de um grão de arroz. Quando elas atingem a atmosfera da terra, se queimam completamente. Isso são as chuvas.”

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.