Paleontólogos encontram 160 ovos de aves pré-históricas na Argentina

Os ovos fossilizados estavam enterrados dentro do próprio campus da Universidade de Comahue, em Neuquen, na Patagônia

Tecnologia e Ciência|

Ovos foram achados dentro do campus da faculdade
Ovos foram achados dentro do campus da faculdade Ovos foram achados dentro do campus da faculdade

Paleontólogos argentinos informaram a descoberta de mais de 160 ovos fossilizados de aves pré-históricas de mais de 85 milhões de anos de idade dentro do campus de uma universidade na província de Neuquén, 1.100 km ao sul de Buenos Aires, na Patagônia.

Leia também: Crânio de 140 mil anos pode ser de nova espécie ancestral do homem

A descoberta ocorreu em meio às obras de reforma da Universidade de Comahue, construída sobre um local da era mesozóica.

"Encontramos toda uma praia com ovos fossilizados de aves, aves que são caracterizadas por ovos de mais ou menos 5 a 7 centímetros. Estamos falando de 85 milhões de anos", disse à AFP a paleontologista Doménica Santos.

Uma equipe de cientistas da universidade trabalha há semanas paralelamente aos trabalhos de reconstrução para supervisionar a remoção do terreno em proteção do patrimônio.

"Sabíamos que haveria descobertas de ovos e quando as obras começaram, nós fomos monitorar e encontramos mais de 160 ovos", explicou.

A descoberta ocorreu a cerca de 30 metros de distância do Museu de Ciências Naturais da Universidade.

"É todo um campo de ninhos de ovos de aves fósseis aqui no quintal de casa, estamos na Universidade Nacional de Comahue", explicou a cientista.

A equipe é formada por cientistas e estudantes de Palentologia e Geologia da universidade de Comahue.