Pesquisadores derrubam famoso mito sobre a Monalisa
Obra-prima do pintor Leonardo da Vinci é famosa pelo sorriso enigmático e pela ilusão de seguir o observador com os olhos
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Além do famoso sorriso enigmatico do quadro Monalisa, pintado por Leonardo da Vinci, os olhos também despertavam a curiosidade de quem encarava a obra no museu do Louvre, na França. Muitas pessoas relatam a sensação de que estão sendo observados mesmo quando caminham de um lado para outro.
Para desvendar esse mistério, os pesquisadores Gernot Horstmann e Sebastian Loth, ambos da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, realizaram testes com 24 voluntários e registraram mais de 2 mil ponto de vista para descobrir se os olhos da Monalisa podem criar a ilusão de que estão seguindo o observador.
O experimento
Todos os participantes da pesquisa foram colocados em frente à obra exibida em uma tela de computador a uma distância de 66 cm. Em seguida, os pesquisadores apliaram e reduziram a imagem de 30% até 70% para avaliar a influência de toda a composição da obra.
Leia também
Cada pessoa indicou em quais posições laterais pareciam estar sendo encarada pela Monalisa a uma distância de 15,5 cm e outra de 35,5 cm. Esses dados indicariam a direção exata dos olhos pintados por Da Vinci.
O experimento mostrou que a Mona Lisa olha para o lado esquerdo em um ângulo de 15,4 graus. A sensação ocorre apenas com pequenos deslocamentos laterais, cerca de 5 graus pra um lado e para outro, o ângulo zero seria ao centro do quadro. Deslocamentos laterais maiores do que isso resultam em uma movimentação de toda a imagem e não apenas dos olhos.
A conclusão de Horstmann e Loth foi que o fenômeno conhecido como "efeito Monalisa" não se aplica à obra-prima de Da Vinci.
Leia também:
Museu Nacional de brinquedo pode levantar fundos para a reconstrução