Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Pesquisadores encontram os maiores jatos de um buraco negro da história

As explosões aconteceram a 7,5 bilhões de anos-luz de distância do planeta Terra

Tecnologia e Ciência|Do R7

Os jatos surgiram quando o universo tinha menos da metade da idade atual Reprodução/Space - 18.09.2024

Astrônomos detectaram os maiores jatos gêmeos de um buraco negro já registrado no universo. Os jatos medem cerca de 23 milhões de anos-luz, que é o equivalente a 140 galáxias da Via Láctea, onde está localizado o sistema solar que abriga a Terra.

Os jatos são explosões que ocorrem quando um buraco negro supermaciço consome a matéria que está em volta dele.

Segundo o portal Space, o buraco negro está em uma galaxia a cerca de 7,5 bilhões de anos-luz de distância do nosso planeta. Assim, os dois jatos aconteceram quando o universo tinha 6,3 bilhões de anos, sendo que agora tem 13,8 bilhões.

Segundo Martin Hardcastle, da Universidade de Hertfordshire, o fenômeno se destaca por três fatores, são os maiores jatos já registrados; estão entre os mais poderosos por conta da rápida queda de matéria no buraco negro; o fato de terem acontecido com o universo tendo metade da sua idade atual, indicando que a região era bem violenta.


Os astrônomos decidiram chamar os jatos de Porfírio, em homenagem a um gigante citado nas histórias da mitologia grega. Os pesquisadores acreditam que, como esse fluxo de explosões espalham muita matéria, elas podem ter influenciado na evolução das galáxias.

Outro ponto que torna o fenômeno impressionante é que o buraco negro não está no modo de jato de explosão, que propicia a situação, mas sim no modo radiativo, quando o buraco negro perde energia por meio de poderosos ventos de partículas.


O próximo passo da pesquisa é entender se esses jatos influenciam as galaxias que estão próximas, com foco na influência magnética.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.