Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Pesquisadores holandeses criam injeção sem agulha e sem dor

Utilizando laser que dispara vacina a 100 km/h, grupo de estudo da Holanda destaca que tecnologia reduzirá o lixo hospitalar

Tecnologia e Ciência|Do R7

Pesquisadores acreditam que 'vacina sem dor' possa aumentar porcentagem de imunizados
Pesquisadores acreditam que 'vacina sem dor' possa aumentar porcentagem de imunizados

Pesquisadores da Holanda estão desenvolvendo uma tecnologia de laser para obter injeções sem agulha e "praticamente indolores", o que qualificam como um avanço que diminuirá o medo e reduzirá as barreiras de campanhas de vacinação.

A "Bubble Gun" usa um laser para injetar gotículas através da camada exterior da pele, explicou David Fernandez Rivas, professor da Universidade de Twente e pesquisador associado do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que teve a ideia.

O processo é mais rápido do que uma picada de mosquito e "não deveria causar dor" porque as terminações nervosas da pele não são tocadas, disse ele, acrescentando que a invenção será mais estudada.

"Em um milissegundo, o vidro que contém o líquido é aquecido por um laser, uma bolha é criada no líquido, empurrando o líquido para fora a uma velocidade de ao menos 100 quilômetros por hora", disse ele durante uma entrevista em seu laboratório.


"Isso nos permite penetrar a pele sem dano. Não se vê nenhuma ferida ou ponto de entrada."

Rivas acredita que a invenção não somente ajudará a vacinar mais pessoas, mas também evitará o risco de contaminação com agulhas sujas e reduzirá os dejetos médicos.

Cerca de um em cada cinco holandeses tem medo de agulha, disse Henk Schenk, que oferece terapia para ajudar os casos agudos. "O medo de agulhas é mais comum do que se pensa. As pessoas têm medo de admitir."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.