Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisadores treinam IA para identificar como as galinhas se sentem: 'Salto para a ciência'

Tecnologia desenvolvida no Japão é baseada em aproximadamente 100 horas de gravações de sons e ruídos emitidos por essas aves

Tecnologia e Ciência|Do R7

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, treinaram um modelo de inteligência artificial (IA) capaz de identificar o sentimento de galinhas por meio de cacarejos, guinchos e rosnados emitidos por essas aves — o que, de acordo com os acadêmicos, proporciona uma visão única sobre o bem-estar animal.

Conforme reportado pelo tabloide Daily Mail, o projeto utilizou 200 horas de gravações captados a partir de 80 galinhas. A interpretação das faixas passou pelo crivo de psicólogos animais e cirurgiões veterinários, especializados nos estados emocionais das aves. Em seguida, o a IA foi alimentado com 100 horas desses sons, já rotulados com o sentimento correspondente. Segundo a equipe, a tecnologia foi capaz de discernir as variações sonoras com 80% de precisão.

"É um grande salto para a ciência e isto é apenas o começo", avaliou o professor Adrian David Cheok, que liderou o estudo em questão.

Pesquisadores treinaram IA para identificar como as galinhas se sentem
Pesquisadores treinaram IA para identificar como as galinhas se sentem Pesquisadores treinaram IA para identificar como as galinhas se sentem

"Esperamos ser capazes de adaptar essas técnicas a outros animais e estabelecer as bases para uma inteligência incrível nas diversas indústrias relacionadas a eles."

Publicidade

De acordo com Cheok, a capacidade de avaliar como as outras espécies se sentem abre a possibilidade de "projetar um mundo muito melhor para elas", explicou.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

A equipe à frente da proposta pretende criar um aplicativo gratuito com esse modelo de inteligência artificial, que seria disponibilizado a agricultores do Reino Unido e da Austrália.

Publicidade

No entanto, o estudo ainda passará por revisão, embora já tenha sido submetido à revista acadênica Scientific Reports.

Perseguição, fracasso e catástrofe: estudo científico revela os pesadelos mais terríveis

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.