Portugueses chegaram ao Brasil pela costa do Rio Grande do Norte, aponta novo estudo
Pesquisadores brasileiros apontam que Pedro Álvares Cabral não aportou no país pelo litoral baiano
Tecnologia e Ciência|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Um novo estudo assinado por dois físicos brasileiros promete dar um outro rumo à história do Brasil, mais precisamente com relação à chegada de Pedro Álvares Cabral ao país, em 1500.
Segundo Carlos Chesman e Cláudio Furtado, o português teria pisado pela primeira vez em terras brasileiras pela costa do estado do Rio Grande do Norte, e não em Porto Seguro, na Bahia, como é ensinado nas aulas de história.

A pesquisa utilizou alta tecnologia, simulações de navegações, modelos de ventos, correntes do Atlântico e até dados do relevo do fundo do mar. A conclusão foi feita a partir do cruzamento dessas informações com a carta de Pero Vaz de Caminha.
Segundo os cálculos, o “grande monte, muito alto e redondo”, descrito por Caminha, não seria o Monte Pascoal, na Bahia, e, sim, o Monte Serra Verde, localizado no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo Furtado, o estudo “dá uma nova visão sobre o descobrimento do Brasil”. Para o próximo ano, a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) planeja um debate científico sobre o tema, com a participação de físicos, historiadores e cientistas de todo o mundo.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!















