Professores usam ferramentas digitais para prender a atenção dos alunos criar aulas mais interativas
Educador conta como apps do Windows 10 podem transformar as salas de aula
Tecnologia e Ciência|Do R7
A tecnologia pode ser uma grande aliada na tarefa de ensinar. Por meio de vários projetos educacionais, a Microsoft está cada dia mais interessada em entrar nas salas de aula. A companhia tem investido em soluções especiais para a educação e também em facilitar o acesso de professores e alunos para inclusão digital com foco educacional.
Responsável por visitar escolas de todo o País como professor-embaixador da Microsoft, Leandro Holanda comenta que melhorar o ensino não significa apenas ter equipamento. O professor acredita que seja necessário trabalhar na formação dos profissionais.
— Não é apenas uma questão de tecnologia. É como usar a tecnologia de forma mais significativa. Já vi salas com 40 computadores e práticas iguais às da lousa e giz. Por outro lado, já conheci escolas que tinham poucos computadores fazendo trabalhos incríveis.
Professor brasileiro é premiado em programa para educadores da Microsoft
Soluções para a sala de aula
O professor conta que duas soluções interessantes na sala de aula são o aplicativo Translator para o Windows 10 e o OneNote.
— Visitei uma escola no litoral de São Paulo que fazia um uso muito interessante do Translator e ajudava uma aluna com deficiência visual a acompanhar a leitura dos textos que a sala estava fazendo. O aplicativo lia para a aluna, dando mais independência para ela.
Holanda conta que o OneNote é interessante pois funciona como um caderno em branco e, por isso, é fácil propor aos estudantes que adicionem novos conteúdos, áudio, fotos e anotações para compartilhar em sala. Desta forma, até mesmo a correção de exercicios fica mais interativa entre professor e alunos.
O professor afirma que é preciso que a tecnologia estaja ao alcance de todos para fazer com que as atividades em sala de aula sejam organizadas facilmente. Por outro lado, prender a atenção dos alunos por horas é um desafio que pode ser superado usando soluções que "falem a língua" dos nativos digitais.
De acordo com Holanda, os recursos que podem ser usados na sala de aula são diversos, mas há a necessidade de que os professores também se preocupem para evitar que a sala mantenha o caráter de aprendizado.
— Há a necessidade de uma aula mais atrativa, mas o aluno precisa aprender. O resultado final tem que ser o conhecimento do aluno.