Protótipo de foguete da SpaceX explode durante teste nos EUA
Empresa do bilionário Elon Musk trabalha no projeto da Starship com o objetivo de levar pessoas comuns para viagens pelo espaço
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Um protótipo do foguete Starship, da SpaceX, explodiu durante testes no Texas, nos EUA, nesta quarta-feira (9). O momento em a explosão ocorreu foi registrado em vídeo e divulgado pela própria empresa nas redes sociais. Por ainda ser uma fase inicial do projeto, não havia tripulantes e ninguém ficou ferido.
Leia também
Pela filmagem, é possível perceber que a falha aconteceu momentos antes do equipamento pousar em segurança no solo. Um dos diferenciais dos foguetes projetados pela equipe de engenheiros da empresa de Elon Musk é justamente a possibilidade de recuperar os propulsores. Isso permite que partes do foguete sejam reutilizados outras vezes e assim reduz os custos das missões espaciais.
Apesar da destruição da nave, a empresa do bilionário considerou o teste um sucesso e comemorou, poucas horas após divulgar a explosão, no Twitter: "Marte, lá vamos nós!"
O empresário avaliou também que foram coletados todos os dados necessários durante os testes e se mostrou satisfeito com o desempenho da Starship ao parabenizar todos os envolvidos pelo resultado.
Viagem para Marte
A SpaceX disputa com a Virgin Galactic, de Richard Branson, e com a Blue Origin, de Jeff Bezos, para ser a primeira empresa a levar pessoas comuns ao espaço.
Enquanto a concorrência pretende fazer voos orbitais, ou seja, que cruzam a atmosfera e chegam até a fronteira com o espaço, o plano de Musk é fazer trajetos bem mais longos. Além da promessa de levar turistas para ver a Lua pela janelinha da Starship, a ideia é levar quem não é astronauta até para Marte.
Rússia começa a escolher elenco de filme que será gravado no espaço