Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Refugiados ucranianos recebem ajuda por meio de app de relacionamento para sair do país

Pelo Tinder, usuários de outros países oferecem abrigo, contatos e locais para descanso

Tecnologia e Ciência|Do R7

Número de refugiados da invasão russa supera 3 milhões
Número de refugiados da invasão russa supera 3 milhões Número de refugiados da invasão russa supera 3 milhões

Mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro. Em uma luta para encontrarem refúgio em países vizinhos, algumas pessoas recorrem a soluções inesperadas, como o app de relacionamentos Tinder.

Uma dessas pessoas foi Anastasia Tischchenko, que fugiu de Ivano-Frankivsk, no oeste da Ucrânia, com a amiga Natalia Masechko. Segundo o jornal New York Times, foi no aplicativo que ela encontrou auxílio e contatos que poderiam ajudá-la assim que conseguiu chegar a Siret, já na Romênia.

Foram 64 horas de espera para cruzar a fronteira. Nesse período, ela encontrou pessoas no app que ofereceram apartamentos e outros locais para estadia temporária.

"Acho que existem muitas pessoas honestas no mundo, e algumas delas estão no Tinder", disse Anastasia ao jornal no sábado (12).

Publicidade

Após um dia de estadia em Siret, só possível com a ajuda de moradores locais que usam o app, Anastasia foi para a Polônia, enquanto a amiga Natalia ficou na região por uma semana, como tradutora voluntária do próximo grupo de refugiados.

A Polônia é o país que mais recebeu refugiados da Ucrânia. No total, 1,79 milhão de pessoas encontraram refúgio ali desde 24 de fevereiro, segundo o Acnur (Alto-Comissariado da ONU para Refugiados).

Publicidade

Romênia, Hungria e Moldávia também receberam um número significativo de ucranianos que fugiram da ofensiva lançada pela Rússia.

LEIA ABAIXO: Ucranianos fogem da guerra levando seus gatos e cachorros

" gallery_id="622a106f4b495596d3000089" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/refugiados-ucranianos-recebem-ajuda-por-meio-de-app-de-relacionamento-para-sair-do-pais-28062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.