Robô jardineiro consegue distinguir planta saudável de erva daninha
O androide Tertill, da empresa Franklin Robotics, não utiliza nenhum produto químico na remoção de folhas nocivas e é movido a energia solar
Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*
O Tertill é um jardineiro autônomo que cuida do seu jardim evitando que ervas nocivas atrapalhem o cultivo de plantas. O robô monitora diariamente o local.
Leia também: Cientistas descobrem nova espécie de tubarão que brilha no escuro
O androide é programado para identificar uma erva daninha e uma planta saudável. Como as ervas nocivas são curtas, o aparelho consegue passar por cima e elimina-la. Já como as plantas saudáveis são um pouco mais altas, o Tertill tem seu sensor ativado e se afasta da planta.
O robô autônomo é movido a energia solar, sendo carregado por um painel solar. O jardineiro eletrônico não utiliza nenhum tipo de produto químico no momento em que remove as plantas.
Leia também: Fóssil de réptil confundido com dinossauro é encontrado no Acre
A fabricante do robô jardineiro aconselha que o terreno a ser cuidado pelo Tertill seja cercado por uma barreira de pelo menos 5 cm para que ele não se afaste do local. E, também que os espaços entre as plantas sejam de no mínimo 30 cm para que o androide caminhe entre elas.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini