Tecnologia e Ciência Robôs trabalham juntos para puxar um caminhão que pesa toneladas

Robôs trabalham juntos para puxar um caminhão que pesa toneladas

Os SpotMinis, da Boston Dynamics, passaram por uma prova de força após comprovar a capacidade de desviar de obstáculos e até de abrir portas

robôs

A Boston Dynamics apresentou há dois anos o robô SpotMini, que parece um cachorro mecânico. O modelo de quatro patas tem entre suas habilidades a capacidade de desviar de obstáculos, subir escadas e até abrir portas. Estava faltando uma demonstração de força do equipamento.

SpotMinis trabalham juntos para puxar um caminhão de toneladas

SpotMinis trabalham juntos para puxar um caminhão de toneladas

Reprodução/YouTube - BostonDynamics

A empresa publicou um vídeo em seu canal no YouTube no qual 10 robôs conseguem puxar juntos um caminhão que estava completamente parado. As máquinas trabalham de forma sincronizada para arrastar toneladas de carga.

A fabricante já desenvolveu outros robôs com a capacidade de executar movimento complexos até mesmo para humanos. Um salto mortal, por exemplo, não é algo tão complicado para o modelo humanoide da empresa.

O equipamento consegue saltar sobre caixas de madeira altas, virar o corpo 180° e ainda saltar com precisão dando uma cambalhota para trás. 

Neste ano, a Boston Dynamic apresentou o modelo desenvolvido especialmente para o trabalho na logística de grandes galpões. Um braço mecânico consegue carregar caixas e o motor garante velocidade e agilidade para o transporte.

Veja também:

Robô anda, pisca, fala e assusta por tamanha semelhança com humanos