Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Roubo de contas digitais foi o principal crime financeiro de 2020

Casos estariam atrelados ao aumento do número de pessoas que usam apps de bancos e fazem compras on-line na pandemia

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*

Crime aumentou em 20 pontos percentuais em comparação com 2019
Crime aumentou em 20 pontos percentuais em comparação com 2019 Crime aumentou em 20 pontos percentuais em comparação com 2019

Um novo relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky aponta que o roubo de contas digitais foi o principal crime financeiro de 2020 e aumentou em 20 pontos percentuais — de 34% para 54% — em comparação com 2019. O fato estaria atrelado a um maior uso dos aplicativos da bancos no celular e do comércio eletrônico durante a pandemia, bem como um aprimoramento das técnicas de engenharia social usadas por cibercriminosos ao longo deste período.

Neste contexto, a empresa alerta para as duas principais estratégias que os golpistas vêm utilizando para roubar o acesso às contas: os "salvadores" e os "investidores".

Na primeira abordagem, os fraudradores ligam para clientes de bancos como se fossem agentes de segurança e oferecem ajuda após terem identificado uma suposta cobrança ou possível pagamento suspeito.

Leia também

"O salvador pode pedir que o cliente confirme sua identidade por meio de um código enviado em uma mensagem de texto ou notificação push para bloquear uma transferência suspeita ou para transferir o dinheiro para uma 'conta segura'", afirma a empresa. "Também pode solicitar que a vítima instale um aplicativo de gerenciamento remoto, como se isso fosse necessário para solucionar o problema".

Publicidade

Na segunda tática, por sua vez, os cibercriminosos fingem ser funcionários de uma empresa de investimentos ou consultores do banco e oferecem uma forma rápida de fazer dinheiro com o investimento em criptomoeda ou ações, que seria realizado diretamente pela conta do cliente, sem precisar ir até a agência bancária.

O pré-requisito para conseguir a vantagem oferecida é fornecer um código recebido em uma mensagem de texto ou em notificação ao falso consultor.

Publicidade

"Os dados globais refletem bem a situação que constatamos diariamente no Brasil. Estamos sempre no topo da lista dos países mais atacados por phishing (mensagens falsas) e este é o principal método de roubo de credenciais bancários no país — ou seja, é o que sustenta os golpes de account takeover por aqui", diz o analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini.

"É importante lembrar também que os trojans financeiros mais avançados desenvolvidos no Brasil usam e abusam das ferramentas de acesso remoto (RAT), pois esta é a única forma de burlar os mecanismos de proteção do sistema bancário brasileiro, que é um dos mais avançados no mundo", completa.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.