Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Rússia envia equipe para rodar primeiro filme no espaço

Artistas terão 12 dias para filmar o longa que contará a história de uma medica que tem como missão salvar um cosmonauta

Tecnologia e Ciência|Do R7

Atriz e cineasta russos decolam para rodar primeiro filme no espaço
Atriz e cineasta russos decolam para rodar primeiro filme no espaço

A Rússia enviou nesta terça-feira (5) uma equipe em um foguete Soyuz com a missão de rodar o primeiro filme da história no espaço. Os russos partiram da base de Baikonur, no Cazaquistão, e devem chegar à Estação Espacial Internacional às 12H12 GMT (9H12 de Brasília)

Acompanhados pelo experiente cosmonauta Anton Shkaplerov, a atriz Yuliya Peresild, 37, e o diretor Klim Shipenko, 38, terão doze dias, até o retorno previsto para o dia 17 de outubro, para fazer um filme inicialmente intitulado "O Desafio", que contará com uma médico na missão de salvar um cosmonauta.

Em um contexto de tensões entre a Rússia e os Estados Unidos, este filme de aventura, cujo orçamento é mantido em segredo, procura antecipar o projeto cinematográfico de Tom Cruise no espaço, cuja programação ainda não é conhecida.

"É um grande prazer. Para mim, o espaço é atraente... ilimitado", disse Peresild em um vídeo transmitido na terça-feira pela rede de televisão Roscosmos, da agência espacial russa.


Em coletiva de imprensa na última segunda-feira (4), o diretor, que ficará responsável pela câmera, maquiagem e iluminação do pequeno segmento russo na Estação Espacial Internacional, garantiu que o longa servirá como "experiência".

“Não tenho ninguém para pedir conselhos, não tenho um cinegrafista para perguntar como filmar com a luz de uma janela”, disse ele.


A missão chega em um momento de proliferação das viagens espaciais, incluindo voos de lazer como o dos milionários Richard Branson e Jeff Bezos.

Na última segunda-feira (5), a empresa de Bezos, Blue Origin, anunciou que o ator William Shatner, capitão Kirk da série Star Trek, irá ao espaço na próxima semana.


"Beat NASA"

Para Roscosmos, o filme deverá restaurar o prestígio perdido por seus escândalos de corrupção, seus inúmeros colapsos e a perda do lucrativo monopólio dos voos tripulados para a Estação Espacial Internacional, com a irrupção da sociedade Space X de Elon Musk.

É sobre "derrotar a NASA e o Espaço X" e "desviar a atenção dos (seus) problemas", disse o cientista político Konstantin Kalashev à AFP.

A agência russa revelou seu projeto de filme no ano passado, após o anúncio de um projeto de filmagem a bordo da Estação Espacial Internacional com o astro americano Tom Cruise.

Embora as imagens tenham acompanhado todas as missões ao espaço, um longa-metragem de ficção nunca foi filmado em órbita.

Os dois viajantes espaciais, figuras do cinema russo, passaram por um treinamento acelerado para aprender a suportar a violenta aceleração da decolagem e a se mover sem gravidade.

Como sinal da importância do projeto para Moscou, os produtores são pesos pesados: Dmitri Rogozin, diretor da Roscosmos e ex-vice-primeiro-ministro, e Konstantin Ernst, chefe do canal de televisão Pervyi Kanal.

Este último é responsável por encenar alguns dos grandes momentos do reinado de Vladimir Putin, como desfiles militares, inaugurações presidenciais e as cerimônias dos Jogos de Inverno de Sochi em 2014.

Leia também

Em abril, no 60º aniversário do primeiro voo tripulado de Yuri Gagarin ao espaço, uma vitória simbólica da União Soviética sobre os Estados Unidos em meio à Guerra Fria, Putin proclamou que a Rússia deve continuar como uma grande potência espacial.

O país ainda quer se envolver com o turismo espacial e a viagem de um bilionário japonês está marcada para dezembro.

Outras ambições da Roscosmos incluem uma estação espacial exclusivamente russa e uma estação russo-chinesa, enquanto Moscou decidiu rejeitar um projeto lunar de Washington que considerou muito centrado nos Estados Unidos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.