Salamandra 'preguiçosa' não sai do lugar há 7 anos
Espécie encontrada nas cavernas do mar da Bósnia e Herzegovina se locomove apenas para se alimentar uma vez a cada 12 anos
Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*
Uma salamandra rara, que tem como habitat as cavernas do mar da Bósnia e Herzegovina, foi encontrada por cientistas no mesmo lugar após pouco mais de sete anos, ou 2.569 dias. O artigo sobre a publicado no Journal of Zoology, em 28 de janeiro
Diversos mergulhos na região ao longo de oito anos de pesquisa, apontaram que a maioria das salamandras da região se move de cinco e dez metros ao todo. Porém, uma delas chamou a atenção. Ela permaneceu estática durante todo o período da pesquisa.
A espécie está adaptada ao estilo de vida mais "parado" e costuma se locomover apenas para se alimentar de pequenos crustáceos locais, o que pode acontecer a cada 12 anos, já que sua habilidade de preservar energia é muito grande. Um dos fatores que permite à espécie ser inerte é a falta de predadores naturais.
Leia também
Os cientistas ainda sabem pouco sobre os hábitos da salamandra. Um dos autores do estudo, Dr. Gergely Balázs, estima um dos colaboradores do , essas salamandras provavelmente não fazem nada durante sua rotina.
"A baixa taxa de reprodução da espécie em junção com o hábito de permanecer no mesmo local, as tornam muito vulneráveis dentro do ambiente aquático e suscetíveis a mudanças climáticas ou fatores humanos", afirma Dr. Balázs, um dos autores do artigo publicado no artigo o Journal of Zoology.
*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques
Veja também:
Mulher astronauta com mais tempo no espaço retorna à Terra