Superlua brilha no céu nesta segunda-feira (9)
Lua passará pelo ponto mais próxima da órbita ao redor da Terra e ficará com uma aparência maior e mais brilhante
Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*
Nesta segunda-feira (9), a partir das 14:48 (horário de Brasília), o céu vai ser presenteado com uma superlua. O fenômeno ocorre quando o satélite terrestre terá uma aparência maior e mais brilhante.
Leia também
Superlua ocorre quando a Lua atinge o seu perigeu, momento em que ele se encontra no local mais próximo da Terra. A distância entre a lua e a Terra costuma variar de 405 mil quilômetros a 363 mil quilômetros.
Segundo a Nasa, a Lua ficará neste ponto por três dias e poderá ser observada por onde passar.
A superlua tem um tamanho aproximadamente 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia normal.
Para 2020, as quatro luas cheias de fevereiro podem ser consideradas superluas e nos próximos quatro meses pode acontecer o mesmo, com a Lua 0,1% mais próxima do que no mês anterior.
Diferença vista a olho nu
A Nasa aponta que mesmo olhando a lua em um céu limpo e sem outras luzes ao redor, a diferença é quase nula. Mas outras características apontam que a lua está no período de perigeu, como a subida das marés devido à gravidade do satélite terrestre, que tem efeito sobre o mar.
O termo científico foi cunhado pela primeira vez em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle. Para ele, sempre que a Lua estiver a pelo menos 363 mil quilômetros da Terra pode ser considerada uma “Superlua”.
*EstagiárioR7, sob supervisão de Pablo Marques
Veja também: