Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

SxSW 2023: startup brasileira recebe menção honrosa no festival

AMA é uma rede colaborativa para a redução de emissão de carbono

Tecnologia e Ciência|Aline Sordili, de Austin, no Texas (EUA)

Startup de Curitiba (PR) criou rede colaborativa para reduzir emissão de carbono
Startup de Curitiba (PR) criou rede colaborativa para reduzir emissão de carbono

A startup brasileira AMA — Environmental Agents recebeu menção honrosa de melhor iniciativa Best Bootstrap Company dentro do SxSW 2023. Fundada em 2017, a AMA é uma rede colaborativa para o engajamento na redução de emissão de carbono. Cada AMA (Agente do Meio Ambiente) avalia seu local e reporta para o líder da região.

A startup de Curitiba promete fiscalização em tempo real. Em seu site, a AMA diz criar "atividades remuneradas para incentivar novos hábitos, contribuir para a educação socioambiental e gerar dados relevantes para as cidades". O serviço funciona em parceria com prefeituras.

Pela primeira vez, o Brasil teve dois representantes no SXSW Pitch, a competição anual: Lyga, na categoria Futuro do Trabalho, e AMA, na categoria Cidades Inteligentes, Transporte & Sustentabilidade. A Lyga é uma spin-off da consultoria Wisnet, especializada em transformação digital.

Os vencedores do SxSW Pitch recebem um prêmio em dinheiro (1.000 dólares, no caso da AMA) e o acesso ao festival pelos próximos dois anos. Porém, o que importa é a projeção que ganham depois disso.


O SxSW Pitch é velho conhecido das startups que buscam reconhecimento e escala global para mudar o futuro da indústria. Foram 40 empresas de tecnologia interativa, divididas em oito categorias.

As apresentações são feitas ao vivo para participantes do SxSW, jornalistas, investidores e jurados. Além das brasileiras, o Pitch teve finalistas da Noruega, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Taiwan e Emirados Árabes Unidos, por exemplo. Veja a lista dos vencedores aqui.

Responsável pela organização das empresas brasileiras no SxSW desde 2014, a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) trouxe 37 startups para Austin e organiza a área brasileira no Trade Show, feira de inovação e negócios que acontece dentro do festival.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.