Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

SxSW 2023: startup brasileira recebe menção honrosa no festival

AMA é uma rede colaborativa para a redução de emissão de carbono

Tecnologia e Ciência|Aline Sordili, de Austin, no Texas (EUA)

  • Google News
Startup de Curitiba (PR) criou rede colaborativa para reduzir emissão de carbono
Startup de Curitiba (PR) criou rede colaborativa para reduzir emissão de carbono

A startup brasileira AMA — Environmental Agents recebeu menção honrosa de melhor iniciativa Best Bootstrap Company dentro do SxSW 2023. Fundada em 2017, a AMA é uma rede colaborativa para o engajamento na redução de emissão de carbono. Cada AMA (Agente do Meio Ambiente) avalia seu local e reporta para o líder da região.

A startup de Curitiba promete fiscalização em tempo real. Em seu site, a AMA diz criar "atividades remuneradas para incentivar novos hábitos, contribuir para a educação socioambiental e gerar dados relevantes para as cidades". O serviço funciona em parceria com prefeituras.


Pela primeira vez, o Brasil teve dois representantes no SXSW Pitch, a competição anual: Lyga, na categoria Futuro do Trabalho, e AMA, na categoria Cidades Inteligentes, Transporte & Sustentabilidade. A Lyga é uma spin-off da consultoria Wisnet, especializada em transformação digital.

Os vencedores do SxSW Pitch recebem um prêmio em dinheiro (1.000 dólares, no caso da AMA) e o acesso ao festival pelos próximos dois anos. Porém, o que importa é a projeção que ganham depois disso.


O SxSW Pitch é velho conhecido das startups que buscam reconhecimento e escala global para mudar o futuro da indústria. Foram 40 empresas de tecnologia interativa, divididas em oito categorias.

As apresentações são feitas ao vivo para participantes do SxSW, jornalistas, investidores e jurados. Além das brasileiras, o Pitch teve finalistas da Noruega, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Taiwan e Emirados Árabes Unidos, por exemplo. Veja a lista dos vencedores aqui.

Responsável pela organização das empresas brasileiras no SxSW desde 2014, a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) trouxe 37 startups para Austin e organiza a área brasileira no Trade Show, feira de inovação e negócios que acontece dentro do festival.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.