Tartarugas comem plástico porque sentem cheiro de comida, diz estudo

Experimento identificou que o lixo incrustado com algas e micro-organismos pode confundir e matar animais marinhos

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*

Tartarugas marinhas podem comer plástico por sentir cheiro de comida
Tartarugas marinhas podem comer plástico por sentir cheiro de comida Tartarugas marinhas podem comer plástico por sentir cheiro de comida

A revista acadêmica Current Biology publicou, na última segunda-feira (9), um estudo que sugere que as tartarugas marinhas confundem os cheiros de plástico com comida.

Para chegar a essa conclusão, foi realizado um experimento com 15 tartarugas-marinhas-comuns, também chamadas de tartarugas-cabeçudas, que foram mantidas em cativeiro durante cinco meses.

Leia também

Nesse período, os animais foram expostos ao cheiro de plástico e água limpos e não esboçaram nenhuma reação. Posteriormente, os mesmo animais foram expostos ao cheiro de comida e plástico bioincrustado, isto é, encharcados de água do mar e que podem conter algas e micro-organismos. Dessa vez, as tartarugas colocaram o nariz para fora d’água, um comportamento comum para sentir o cheiro de alimentos.

Tartarugas expostas ao cheiro de comida têm a tendência de comer plástico
Tartarugas expostas ao cheiro de comida têm a tendência de comer plástico Tartarugas expostas ao cheiro de comida têm a tendência de comer plástico

Os cientistas que participaram do experimento disseram ao site americano CNBN que ficaram surpresos com o fato de as tartarugas reagirem ao plástico bioincrustado da maneira exata em que reagiram ao alimento real.