Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tartarugas comem plástico porque sentem cheiro de comida, diz estudo

Experimento identificou que o lixo incrustado com algas e micro-organismos pode confundir e matar animais marinhos

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*

Tartarugas marinhas podem comer plástico por sentir cheiro de comida
Tartarugas marinhas podem comer plástico por sentir cheiro de comida Tartarugas marinhas podem comer plástico por sentir cheiro de comida

A revista acadêmica Current Biology publicou, na última segunda-feira (9), um estudo que sugere que as tartarugas marinhas confundem os cheiros de plástico com comida.

Para chegar a essa conclusão, foi realizado um experimento com 15 tartarugas-marinhas-comuns, também chamadas de tartarugas-cabeçudas, que foram mantidas em cativeiro durante cinco meses.

Leia também

Nesse período, os animais foram expostos ao cheiro de plástico e água limpos e não esboçaram nenhuma reação. Posteriormente, os mesmo animais foram expostos ao cheiro de comida e plástico bioincrustado, isto é, encharcados de água do mar e que podem conter algas e micro-organismos. Dessa vez, as tartarugas colocaram o nariz para fora d’água, um comportamento comum para sentir o cheiro de alimentos.

Tartarugas expostas ao cheiro de comida têm a tendência de comer plástico
Tartarugas expostas ao cheiro de comida têm a tendência de comer plástico Tartarugas expostas ao cheiro de comida têm a tendência de comer plástico

Os cientistas que participaram do experimento disseram ao site americano CNBN que ficaram surpresos com o fato de as tartarugas reagirem ao plástico bioincrustado da maneira exata em que reagiram ao alimento real.

Publicidade

Leia também: O que fazer quando encontrar um animal na areia da praia?

"Essa descoberta é importante porque é a primeira demonstração de que o odor dos plásticos oceânicos faz com que os animais os comam", afirmou Kenneth J. Lohmann, biólogo da UNC-Chapel Hill.

Publicidade

Lohmann disse, ainda, que "é comum encontrar tartarugas cabeçudas com seus sistemas digestivos totalmente ou parcialmente bloqueados porque elas comeram materiais plásticos".

Um artigo publicado pela revista científica britânica Nature revela que uma tartaruga pode morrer ao ingerir pouco mais de uma dúzia de pedaços de plástico. 

Publicidade

Enquanto isso, cerca de 10 milhões de toneladas de plástico são despejadas por ano nos oceanos, segundo dados da World Wide Fund for Nature. Pesquisadores estimam que, com base nas tendências atuais, até 2050 haverá cerca de 12 bilhões de toneladas de lixo plástico no mundo.

* Estagiária doR7, sob supervisão de Pablo Marques

Leia também:

Ratos fazem serenata para conquistar parceira, diz estudo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.