Tecnologia dos EUA consegue desvendar misteriosos padrões de migração de borboletas
Pequenos aparelhos de rastreamento são acoplados ao corpo dos insetos
Tecnologia e Ciência|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Uma nova tecnologia, desenvolvida por cientistas na Flórida, Estados Unidos, é capaz de rastrear borboletas em tempo real. Segundo eles, a iniciativa pode transformar o estudo da migração e do comportamento dos insetos.
A espécie escolhida para os estudos foi a borboleta-monarca, famosa por fugir dos invernos frios do Canadá rumo ao México no final do ano. Com a ferramenta, o mistério da rota seguida pelos insetos poderá finalmente ser desvendado, já que segundo os pesquisadores é o trajeto mais longo já conhecido no mundo dos insetos.
Pequenas etiquetas de rádio, energizadas por minúsculos painéis solares, são acopladas nas costas das borboletas e emitem um sinal bluetooth, que pode ser captado por smartphones. Isso permite que as marcações funcionem durante toda a vida das delicadas criaturas.
Uma vez recolhidos os dados, os cientistas os expõem em mapas interativos que mostram o trajeto percorrido de maneira precisa. Neil Rosser, professor da Universidade de Miami, afirma que essa tecnologia pode ser usada em outras borboletas e até outros insetos. “Isso realmente muda o jogo em termos do que somos capazes de fazer. De como vemos o mundo ao nosso redor e o que os animais estão fazendo”.
Análises, entrevistas e as principais notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!










