Tecnologia usada para detectar terremotos ajuda a rastrear lixo espacial
Os sensores sísmicos permitem que os cientistas possam reverter a fase de desintegração da Terra
Tecnologia e Ciência|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Cientistas descobriram que os mesmos sensores usados para detectar os terremotos podem ajudar no rastreamento de lixo espacial que entra novamente na atmosfera. Quando pedaços de satélites ou naves antigas caem de forma descontrolada, eles produzem ondas de choque e são captados por redes sísmicas espalhadas pelo planeta.
A pesquisa é liderada por um cientista planetário do Imperial College London para tentar resolver essa fase de desintegração. Isso acontece quando um objeto se destrói em vários pedaços e muda a sua trajetória, tornando ela imprevisível.

Os sensores sísmicos permitem que os pesquisadores reconstruam o caminho, a velocidade, a altitude e o padrão de fragmentação desses detritos enquanto cruzam a atmosfera.
A tecnologia é importante pelo fato de que, quanto mais lixo espacial é acumulado em volta da Terra, maiores são os riscos aqui dentro, especialmente se os destroços carregarem materiais tóxicos ou radioativos.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!










