Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Teve prejuízo com falha na nuvem da Amazon? Saiba o que fazer para ser ressarcido

Ocorrência afetou mais de 500 empresas com serviços hospedados na AWS

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Uma falha na nuvem da Amazon causou instabilidades que afetaram mais de 500 empresas.
  • A Amazon atribuiu o problema a uma falha no subsistema interno e está trabalhando para normalizar os serviços.
  • O especialista Flávio D’Urso alertou sobre a dependência tecnológica e os riscos associados a essas situações.
  • Empresas prejudicadas podem buscar ressarcimento judicial se comprovarem falhas e prejuízos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um apagão na nuvem da Amazon causou instabilidades em todo o mundo nesta segunda-feira (20). A ocorrência afetou mais de 500 empresas com serviços hospedados na AWS. Em contato com a RECORD NEWS, a Amazon informou que a causa foi um problema no subsistema interno e disse que trabalha para normalizar todos os serviços.

Em entrevista ao Conexão Record News, Flávio D’Urso, especialista em direito digital, relembra que problemas envolvendo a centralização de informações têm sido recorrentes.


“Recentemente, nós tivemos aquele caso da CrowdStrike, que foi uma atualização do sistema, que gerou uma falha, e essa falha trouxe consequências danosas gigantescas, seja para companhias aéreas, seja para instituições financeiras, e assustou todo mundo”, aponta D’Urso.

Leia mais

O especialista vê a dependência à tecnologia como um problema enfrentado pela sociedade atual. “Fica mais uma vez o alerta da nossa atual dependência das tecnologias e dos cuidados que a gente tem que ter para não depender, inclusive, tanto dessas soluções tecnológicas”, diz.


Empresa informou que a causa foi um problema no subsistema interno e trabalha para normalizar todos os serviços Reprodução/Record News

D’Urso explica que as empresas podem levar a ocorrência à Justiça, caso haja falha comprovada e prejuízos. “Nós verificamos, sempre que há um dano, o direito de você tentar buscar o ressarcimento por esse prejuízo. Em princípio, essas empresas precisam verificar o que foi contratado, o que foi prometido”, afirma.

O advogado ainda explica a sequência de um possível processo. “[O magistrado] vai verificar se aquela falha é aceitável, ou seja, se toda a infraestrutura tecnológica acaba gerando alguns problemas de forma esporádica, ou se não, se aquela falha trouxe prejuízos, e isso é inaceitável. Então, aquela empresa, no caso específico da AWS, seria obrigada a indenizar pelos prejuízos causados”, completa.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.