Tomadas públicas devem ser evitadas para proteger dados
Totens para recarregar a bateria de celulares em aeroportos e shopping centers podem ser usadas para coletar informações pessoais
Tecnologia e Ciência|Do R7
A Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial do Ministério Público do Distrito Federal e Territóriospublicou, no dia 7 de fevereiro, um alerta para que as pessoas não usem conectores USB para recarregar celulares e tablets em espaços públicos, como aeroportos e shoppings centers.
Leia também
Segundo o comunicado, o uso do cabo USB para recarga equipamentos eletrônicos pode ser uma brecha de segurança para roubar dados pessoais. A técnica usada por cribercriminosos é conhecida como "juice jacking" e possibilita a instalação de programas maliciosos.
As informações coletadas sem o consentimento do usuário podem ser usadas para aplicar diversos outros golpes que vão desde extorsão da vítima até golpes bancários.
A orientação é usar baterias portáteis, preferir as tomada ao invés das entradas USB e, em último caso, desligar o aparelho durante a recarga da bateria.
Leia também:
Empresa desenvolve arma a laser capaz de derrubar drones invasores