Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trio ganha Prêmio Nobel de Física por descobertas sobre mecânica quântica

Academia Real das Ciências da Suécia premiou pesquisas de cientistas da França, dos Estados Unidos e da Áustria

Tecnologia e Ciência|Do R7

Trio de cientistas ganhou o Nobel de Física nesta terça-feira em Estocolmo, na Suécia
Trio de cientistas ganhou o Nobel de Física nesta terça-feira em Estocolmo, na Suécia Trio de cientistas ganhou o Nobel de Física nesta terça-feira em Estocolmo, na Suécia

Um trio de cientistas foi condecorado com o Prêmio Nobel de Física pela Academia Real de Ciências da Suécia em Estocolmo, capital do país, nesta terça-feira (4). Os escolhidos são Alain Aspect, da Universidade de Paris-Saclay e Escola Politécnica, da França; John F. Clauser, da Califórnia, nos Estados Unidos; e Anton Zeillinger, da Universidade de Viena, na Áustria.

A premiação ocorreu por “experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo as violações de desigualdades de Bell e pioneirismo na ciência da informação quântica". Eva Olsson, membro do comitê do Nobel de Física, explicou a importância de reconhecer os estudos na área.

"A ciência da informação quântica anda a passos rápidos e vibrantes. Ela traz largas e potenciais implicações em áreas como segurança da transferência de informação, computação quântica e tecnologia da detecção. Sua origem está relacionada à mecânica quântica. Suas previsões abriram portas para outro mundo e também chacoalharam os fundamentos de como interpretamos medidas", detalhou.

"O que hoje é considerado lógico, mensurável e quantificável foi inicialmente discutido por Niels Bohr e Albert Einstein em termos filosóficos. John Bell transformou o debate filosófico em ciência e forneceu fundamentos aplicáveis, que lançaram os experimentos práticos. Neste ano, o Prêmio Nobel de Física homenageia o trabalho inovador de Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeillinger, que pegaram os desafios de Bell e os levaram para o laboratório", completou a cientista.

Publicidade

A academia sueca aponta os computadores quânticos, as redes quânticas e a comunicação criptografada quântica segura como sendo áreas de aplicação das pesquisas em mecânica quântica.

Os três cientistas dividirão 10 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 4,8 milhões. O valor será entregue pelo rei Carl 16 em uma cerimônia em Estocolmo, no dia 10 de dezembro.

Publicidade

No ano passado, o Prêmio Nobel de Física foi entregue ao cientista nipo-americano Syukuro Manabe e ao alemão Klaus Hasselmann por seus trabalhos nos modelos físicos da mudança climática, assim como ao italiano Giorgio Parisi, por seu trabalho sobre a interação de desordem e flutuações nos sistemas físicos.

Ontem, a academia agraciou o paleogeneticista sueco Svante Pääbo, de 67 anos, com oPrêmio Nobel de Medicina. O reconhecimento ao cientista ocorreu após ele ter sequenciado o genoma do homem de Neandertal e descobrir o hominídeo de Denisova.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.