Tripulação da Estação Espacial tem suprimentos para seis meses
Astronautas a bordo da estação espacial deviam retornar à Terra, mas podem ficar presos após pouso de emergência do foguete Soyuz
Tecnologia e Ciência|Sophia Camargo, do R7, com Reuters
A tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional tem combustível, oxigênio, água e comida suficientes para pelo menos seis meses, afirmou Vladimir Solovyov, diretor de vôo do segmento russo da ISS, de acordo com as agências de notícias russas no domingo (14).
A Rússia suspendeu temporariamente todos os lançamentos espaciais tripulados depois que dois astronautas fizeram um dramático pouso de emergência no Cazaquistão, na quinta-feira (11), devido ao fracasso do foguete Soyuz levando-os para a ISS orbital.
Entenda: Por que os astronautas da nave Soyuz precisaram fazer um pouso de emergência?
Os três astronautas atualmente a bordo da estação espacial — um alemão, um russo e um norte-americano — deviam retornar à Terra em dezembro, mas podem agora ficar presos por mais tempo.
Leia também
"Há reservas suficientes na ISS que fornecem o ambiente de vida. Estimamos que as reservas sejam suficientes por meio ano, até o verão do ano que vem", disse Solovyov, segundo a RIA.
A Agência Espacial Russa disse que ainda planeja ir em frente com o próximo vôo tripulado em dezembro, embora os planos possam mudar dependendo dos resultados de uma comissão criada para investigar o incidente.
A agência de notícias russas Interfax informou no sábado (13), citando uma fonte, que o vôo poderia ocorrer em 28 de novembro.