Trump diz que EUA não querem discutir Huawei com a China
Presidente no passado disse que estaria aberto a incluir a empresa chinesa nas negociações para chegar a um acordo comercial com Pequim
Tecnologia e Ciência|Do R7
O presidente Donald Trump disse nesta quarta-feira (04) que os Estados Unidos não querem discutir com a China a inclusão da Huawei na lista negra, já que as duas maiores economias do mundo tentam acabar com as tensões comerciais.
"É uma preocupação de segurança nacional", disse Trump a repórteres na Casa Branca. "A Huawei é uma grande preocupação das nossas forças armadas, das nossas agências de inteligência, e não estamos fazendo negócios com a Huawei."
Leia também
União Europeia analisa se moeda do Facebook prejudica concorrência
Kkkkk, jajaja, 5555: as curiosas formas de digitar risadas em várias línguas
Milhões de telefones de usuários do Facebook são expostos em servidor
YouTube pagará multa de R$ 698 mi por coletar dados sobre crianças
Galaxy Fold da Samsung estará à venda nesta sexta na Coreia do Sul
"E veremos o que acontece em relação à China, mas a Huawei não é um player que queremos discutir, sobre o qual queremos falar agora."
Não ficou claro se os comentários de Trump indicaram uma mudança sobre se ele estaria aberto a discutir a gigante tecnológica chinesa nas negociações comerciais com Pequim.
O presidente dos EUA no passado disse que estaria aberto a incluir a Huawei nas negociações para chegar a um acordo comercial com Pequim. Trump e o presidente chinês, Xi Jinping concordaram que os EUA iriam aliviar restrições à Huawei e a China iria fazer compras não especificadas de produtos agrícolas dos EUA.
Os Estados Unidos colocaram a Huawei na chamada Lista de Entidades do Departamento de Comércio em maio, por questões de segurança nacional. Geralmente, as peças e componentes dos EUA não podem ser vendidos para aqueles na lista sem licenças especiais.
(Por Roberta Rampton)