Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Turquia anuncia que enviará nave não tripulada à Lua em 2023

Recep Erdogan revelou que os objetivos são enviar um astronauta turco ao espaço e comemorar o centenário da República turca

Tecnologia e Ciência|Da EFE

Objetivo é comemorar o centenário da República turca
Objetivo é comemorar o centenário da República turca Objetivo é comemorar o centenário da República turca

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que o país enviará em 2023 uma nave não tripulada de fabricação nacional à Lua, como parte de um programa espacial que também inclui a construção de uma base de lançamento de foguetes junto a outros países.

"O primeiro pouso será realizado na Lua com nosso foguete híbrido nacional, que será colocado em órbita no final de 2023 mediante cooperação nacional", disse Erdogan, em declarações publicadas nesta quarta-feira (10) no jornal "Hürriyet".

Leia mais: Sonda chinesa chega com sucesso à órbita de Marte

Erdogan anunciou que o programa espacial tem dez objetivos estratégicos, entre eles enviar ao espaço um astronauta turco, melhorar a tecnologia de satélites e criar uma base de lançamento, mas destacou que a prioridade é o pouso na Lua para a comemoração do centenário da República turca em 2023.

Publicidade

"Se Deus quiser, vamos à Lua", acrescentou o mandatário turco.

O ministro de Indústria e Tecnologia, Mustafa Varank, declarou nesta manhã que a Turquia chegou a um acordo com vários países para desenvolver o programa espacial e que ainda negocia com outros.

Publicidade

"Estamos prestes a firmar outros acordos com Paquistão e Azerbaijão. Também continuamos as negociações com as autoridades e com empresas de Estados Unidos, Rússia, Japão, Índia e China", explicou à agência "Anadolu".

Leia mais: Hacker tenta envenenar sistema de tratamento de água na Flórida

Publicidade

Erdogan conversou há duas semanas com o presidente da SpaceX, Elon Musk, sobre cooperação em tecnologia espacial, mas ainda não anunciou nenhum acordo.

Em cooperação com a SpaceX, a Turquia colocou em órbita em janeiro o satélite Türksat 5A, e o lançamento do Türksat 5B está previsto para o segundo semestre.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.