Twitter revela vazamento de número de telefone dos usuários
Falha de segurança no formulário de contato com o suporte da rede social foi identificada em novembro; empresa não divulga número de pessoas afetadas
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O Twitter revelou na última segunda-feira (17) que houve uma falha de segurança que vazou o número de telefone vinculados às contas dos usuários. O ataque hacker foi identificada no dia 15 de novembro deste ano e teria sido solucionado no dia seguinte.
Leia também
O vazamento estava relacionado com o formulário de suporte, que é usado por titulares de contas para entrar em contato com a rede social. A empresa não revelou quantas pessoas foram afetadas.
De acordo com o Twitter, foi exposto o código do país e apenas uma parte do número de telefone. Outros dados pessoais não foram coletados sem autorização.
As investigações iniciais mostraram que houve um grande número de acessos provenientes da China e da Arábia Saudita.
"Notamos algumas atividades incomuns envolvendo a API do formulário de suporte ao cliente afetado. Especificamente, observamos um grande número de consultas provenientes de endereços IP individuais localizados na China e na Arábia Saudita. Embora não possamos confirmar a intenção ou a atribuição com certeza, é possível que alguns desses endereços IP tenham vínculos com atores patrocinados pelo estado", escreveu o Twitter no comunicado oficial.
O Twitter afirma que não é necessário tomar qualquer medida e que a situação já foi normalizada. Os usuários afetados pelo ataque receberão um aviso direto.
Veja também: Homem ou máquina? Fantasia de robô engana plateia na Rússia