Twitter suspende de forma definitiva conta que monitorava avião de Elon Musk
O estudante Jack Sweeney, que mantinha o perfil, disse que migrou para o Mastodon, uma rede social de código aberto
Tecnologia e Ciência|Do R7
O Twitter, de propriedade do empresário Elon Musk, suspendeu a conta @elonjet, que monitorava as movimentações do avião do magnata e foi criada pelo estudante Jack Sweeney — que migrou o perfil para a rede social Mastodon.
"Conta suspensa. O Twitter suspende as contas que violam as Regras do Twitter", justifica a rede social em recado no perfil criado por Sweeney, que confirmou o encerramento em um tuíte na sua conta pessoal — na qual ele oferece alternativas em outras plataformas, entre elas o Mastodon.
Antes de ser bloqueado, @elonjet tinha meio milhão de seguidores. De acordo com uma imagem compartilhada por Sweeney, a empresa lhe informou que ele tinha quebrado as regras e que só poderia ler o conteúdo, mas não enviar nem reencaminhar mensagens. Por volta das 16h, a própria conta principal dele (@JxckSweeney) também foi suspensa.
O Twitter deu ao estudante a oportunidade de apresentar uma queixa contra a medida.
O encerramento da conta ocorre um mês após o próprio Musk, que uma vez se descreveu como "um absolutista da liberdade de expressão", ter garantido expressamente que não a bloquearia.
"O meu compromisso com a liberdade de expressão se estende inclusive a não proibir a conta que monitora o meu avião, embora isso constitua um risco direto para a segurança pessoal", argumentou.
LEIA ABAIXO: Difamação e suspeita de fraude: relembre as maiores polêmicas da carreira de Elon Musk