Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

União Europeia vai obrigar Apple a mudar cabo do iPhone

Empresa tinham se pronunciado contra a medida do bloco alegando que a medida geraria mais lixo eletrônico e afetaria seus consumidores 

Tecnologia e Ciência|Do R7

Padronização dos conectores de smartphones deve ocorrer a partir de julho deste ano
Padronização dos conectores de smartphones deve ocorrer a partir de julho deste ano Padronização dos conectores de smartphones deve ocorrer a partir de julho deste ano

A União Europeia anunciou, nesta quinta-feira (30), que adotará regras para um conector único em todos os eletrônicos portáteis. Isso obriga a Apple a adotar o conector USB-C caso queira continuar no mercado europeu.

A votação no Parlamento foi de 582a favor da regulação e 40 contra, permitindo a mudança na lei do bloco. As novas regras devem ser adotadas a partir de julho deste ano e todos os dispositivos devem vir com o adaptador de fábrica.

A maioria das fabricantes de produtos eletrônicos havia aceitado a proposta do bloco europeu e passaram a usar nos últimos anos o conector sugerido. A fabricante do iPhone e do iPad foi a única que rejeitou a decisão e, na última semana, publicou uma carta oficial se posicionando contra a mudança.

A Apple alega que a mudança vai barrar a inovação, gerar lixo eletrônico e atrapalhar consumidores.

Publicidade

"A legislação tem um impacto negativo, pois cria um tamanho procedente de lixo eletrônico em novos conectores. Além disso obriga milhares de consumidores a comprar novos cabos e dispositivos", afirmou o porta-voz da empresa.

No passado

Em 2009, 14 fabricantes de celulares aceitaram a proposta e mudariam seu padrão para o Micro-USB , entre elas Apple, Sony Ericsson, Motorola e Samsung. Porém, a proposta foi adiada com o surgimento de entradas como USB-C e Lightning, da Apple.

Uma comissão de aparelhos de rádio e comunicação da União Europeia apresentou, em 2014, uma cartilha pedindo que fabricantes de telefones celulares adotassem uma entrada comum para carregadores. A finalidade seria reduzir o lixo eletrônico que chega a 51 milhões de toneladas por ano, segundo dados divulgados por um conselho do Parlamento Europeu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.