Usuários de redes sociais repercutem apagão cibernético global; veja postagens
Viajantes relatam que passagens aéreas estão sendo preenchidas à mão; correntistas não conseguem acessar aplicativos de bancos
Tecnologia e Ciência|Do R7, em Brasília
Um apagão cibernético global afetou milhões de pessoas em todo o mundo nesta sexta-feira (19). Nas redes sociais, passageiros falam de aeroportos lotados e tíquetes aéreos sendo preenchidos à mão. Correntistas não conseguem acessar aplicativos de bancos, e em alguns mercados do mundo, as máquinas de autoatendimento também apresentam problemas. O diretor-executivo da empresa de segurança digital CrowdStrike, George Kurtz, publicou em suas redes sociais que o apagão tecnológico desta sexta não é “um incidente de segurança ou ataque cibernético”.
Veja mais
A Microsoft informou que sofreu uma falha que impede a utilização de softwares e serviços próprios. O problema afeta empresas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, diversas companhias aéreas, como a American Airlines, Delta e United Airlines, tiveram de cancelar voos. O mesmo aconteceu em aeroportos na Alemanha, Reino Unido e Holanda. Parte do sistema de trens na Inglaterra também parou.
Aeroportos
Um passageiro na Índia relatou que as passagens aéreas, normalmente digitalizadas, estão sendo escritas à mão e entregues aos passageiros. “ Vi o primeiro cartão de embarque escrito à mão. De volta ao básico”, brincou.
Outra usuária também preferiu o bom humor para relatar a experiência. “Com Amor, da Microsoft/Crowdstrike”, escreveu em uma plataforma digital.
Um homem publicou um vídeo que mostra as televisões do aeroporto de Los Angeles (EUA) com as telas sem operação. Jon Michalski, um desenvolvedor de aplicativos, mostrou que os passageiros não conseguiam embarcar, e as próprias companhias aéreas informaram que o problema atinge todo o mundo.
Outros serviços
Em outras fotos publicadas por usuários, é possível ver que até as máquinas de vendas automáticas não estão funcionando. A “tela azul”, que aparece nos computadores quando existe algum problema no sistema, mostra que a população não conseguiria comprar água ou refrigerante naquele local.
Em um mercado, é possível ver uma placa informando que o funcionamento do caixa de autoatendimento do estabelecimento não estava disponível.