Veja os principais termos buscados no Google pelos brasileiros em 2020
Assuntos de maior interesse foram aqueles relacionados a pandemia; na categoria "Buscas do ano", "coronavírus" aparece em primeiro lugar
Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*
O Google divulgou nesta quarta-feira (9) os principais termos buscados ao longo do ano pelos brasileiros. Como esperado, os assuntos de maior interesse foram aqueles relacionados à pandemia. Na categoria "Buscas do ano", "coronavírus" aparece em primeiro lugar, seguido de "auxílio emergencial", "Eleições 2020", "Eleições EUA".
Diante da nova rotina, os resultados apontam ainda que houve um aumento no interesse por novos hábitos. Na categoria "Em casa", "Exercícios para fazer em casa" ocupa a primeira posição da lista, seguido de "Como fazer máscara em casa?", "Fotos em casa", "Horta em casa", "Academia em casa", "Festa em casa", "Brincadeiras para fazer em casa", "Festa junina em casa" e "Pilates em casa".
Aprender algo novo foi outro interesse dos brasileiros durante o ano. Na categoria "Aprender", a principal busca foi "tocar violão", seguido de "desenhar", "espanhol", "italiano", "coreano", "costurar", "ler", "inglês)", "francês", e "dirigir".
Os tutoriais também fizeram sucesso em 2020. Na categoria "Como fazer", os principais interesses foram: "máscara de tecido", "álcool gel?", “cadastro único”, “avatar no Facebook?”, “cadastro do auxílio emergencial?”, “que as pessoas gostem de mim?”, “dueto no TikTok?”, “tie dye?”, “live no Instagram?” e “uma transferência pelo Pix?”.
O brasileiros também recorreram à internet para entender o atual momento. Sengudo os dados do Google, a principais duvidas do ano foram: “o que é lockdown?”, “o que é quarentena?” e “o que é pandemia?” e “o que é coronavírus?”.
Na categoria “Acontecimentos”, a busca por "coronavírus", claro, é a líder da lista. Na sequência, aparecem "Eleições 2020", "Eleições EUA", "Caso Marina Ferrer", "Nota de 200 reais", "Nuvem de gafanhotos", "Caso Padre Robson", "Greve dos Correios", "Explosão em Beirute" e "Morte de George Floyd".
Entre as muitas mortes ocorridas este ano, a mais buscada foi a de Diego Maradona, seguido de Tom Veiga, Kobe Bryant, Naya Rivera, Flávio Migliaccio, Chadwick Boseman, Rodrigo Rodrigues, Fernando Vanucci, Arnaldo Saccomani e Moraes Moreira.
As personalidades mais pesquisadas do ano, por sua vez, foram Donald Trump, Luiz Henrique Mandetta, Joe Biden, Sergio Moro e Kim Jong Un.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques