Pesquisa revela vestígios de sandálias em pegadas da Idade da Pedra
Rastros encontrados na costa do Cabo, na África do Sul, indicam que calçados poderiam ter até tiras para fixação nos pés
Tecnologia e Ciência|Do R7
Cientistas acreditam ter encontrado vestígios de sandálias em pegadas humanas, com cerca de 148 mil anos de idade. A descoberta veio à tona na costa do Cabo, na África do Sul, e deve mudar o entendimento dos arqueólogos a respeito do uso de calçados pela nossa espécie.
Na pesquisa, divulgada por um grupo de cientistas da Universidade Nelson Mandela, as sandálias são descritas com "extremidades anteriores arredondadas, margens nítidas e possíveis evidências de peças de fixação de tiras".
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com o acadêmico Charles Helm, líder do estudo, as evidências não são conclusivas. No entanto, a adoção de calçados na Idade da Pedra faz sentido, uma vez que uma laceração significativa no pé poderia ter sido uma sentença de morte", escreveu Helm.
Caso o uso de sandálias num passado remoto seja confirmada no futuro, a crença de que os humanos desse período andavam descalços cairia por terra — e forçaria muitos museus mundo afora a reverem as exposições com "homens primitivos" descalços.
Cientistas desenterram múmia de 1.000 anos em bairro residencial