Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Via Láctea sob um novo olhar: mapa mais detalhado da galáxia é revelado após 13 anos

Com uso de luz infravermelha, pesquisadores do ESO mapearam 1,5 bilhão de objetos na galáxia

Tecnologia e Ciência|Do R7

Cientistas do Observatório Europeu do Sul (ESO) revelaram o mapa mais detalhado da Via Láctea, criado ao longo de 13 anos de observações usando luz infravermelha Reprodução/ESO/VVVX survey

Cientistas do Observatório Europeu do Sul (ESO) revelaram o mapa mais detalhado da Via Láctea, criado ao longo de 13 anos de observações usando luz infravermelha. Esse mapa, conhecido como VVVX, registrou 1,5 bilhão de objetos celestes, como estrelas, planetas e luas, em uma área equivalente a 8.600 luas cheias no céu.

Segundo a reportagem publicada pelo Daily Mail, a luz infravermelha permitiu que os astrônomos observassem através da poeira e gás que normalmente escondem o núcleo galáctico, proporcionando uma visão mais ampla das regiões mais internas da galáxia.

O telescópio VISTA, usado na pesquisa, ficou 420 noites observando as mesmas áreas, o que resultou em um mapeamento extremamente detalhado. Com 200 mil imagens individuais, esse estudo mudou a compreensão da Via Láctea, e permitiu observar objetos anteriormente desconhecidos.

Entre as descobertas, estão nebulosas brilhantes, aglomerados de estrelas antigas e objetos enigmáticos apelidados de WIT (“O que é isso?”). Além disso, o mapa também mostrou novos tipos de estrelas gigantes idosas e planetas flutuantes, que não orbitam nenhuma estrela.


Com esse avanço, os pesquisadores agora se preparam para equipar o telescópio VISTA com novos instrumentos, com o propósito de coletar mais dados espectrais sobre o 1,5 bilhão de objetos observados, abrindo caminho para futuras descobertas astronômicas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.